quarta-feira, 8 de abril de 2015

O Altar é reflexo da Alma



Seguindo o pensamento do último post, gostaria de falar um pouquinho sobre como é importante ter um cantinho sagrado dentro de nossas casas. Eu tenho muitos espalhados pela minha. Um altar tem muitos significados. É lá que você agradece pelo seu dia, é lá que você lembra o quanto a vida é generosa, é lá que você fecha os olhos e entra em contato com o seu universo interior.  Acredito que ele seja um reflexo da alma. Precisamos cuidar, enfeitar, oferecer flores e frutos. Você não precisa ser uma pessoa religiosa para ter um altar.  O que importa nesses cantos tão sagrados e pessoais é o que faz sentido na sua vida e o que tem algum significado maior. 

Acho que uma das coisas mais importantes a fazer, é deixar sua intuição agir. Pergunte a si mesmo em qual ponto da casa você gostaria de meditar por alguns momentos, todos os dias. Não precisa ser um lugar grande – uma prateleira, uma mesa de canto ou até mesmo uma parte da estante podem servir. O importante é que seja um lugar limpo, e de preferência que entre luz. Portanto, não use lugares perto de sapatos, ou qualquer coisa suja que veio da rua. Não é muito auspicioso não é mesmo?

Aprendi que é importante ter sempre uma representação dos cinco elementos no seu altar.

Agni ou fogo pode ser representado por velas, Vayu ou ar é representado pelo incenso, Jala ou água, pode ser oferecido em forma de frutas, Prithvi ou terra são as flores e Akash ou espaço rodeia e acolhe todo o altar.


Muitas e diferentes divindades podem marcar fases diversas de sua vida. Ganesha, Krishna, Buda, Shiva, Lakshmi, Jesus, não importa qual imagem e religião ou crença, o importante é que elas tenham algum significado para você. Altares com vista para o jardim e com plantas criam uma importante conexão com a natureza. E lembre-se: qualquer outra imagem ou símbolo que tenha um significado pode ser colocado. Eu por exemplo tenho uma forte relação com as tartarugas, e elas estão lá juntas de Ganesha, Krishna e Durga

Faça de seu altar seu canto sagrado de comunhão com a paz e com o divino dentro de você!

“O Deus que há em mim saúda o Deus que há em você”.

Namastê!


















Nenhum comentário: