segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Insights


Nos dias em que estive na natureza, pude perceber como o excesso de estímulos da nossa vida diária nas grandes cidades pode mascarar a nossa verdadeira essência, o nosso Ser real.

Aquietar-se e perceber-se, longe de todas essas distrações, no início pode até ser incomodo pois o Ego reclama, querendo sempre mais e mais estímulos externos. Emoções reprimidas, sentimentos que estavam lá no fundo podem vir à tona. Deixar essas emoções aflorarem e realmente vivenciá-las e entendê-las é o início de uma limpeza interna poderosa. Isso é meditar.

Durante esses dias, terminei de ler um livro muito inspirador chamado "O Despertar do Buda Interior" do Lama Surya Das. Este livro transformador me trouxe inúmeros insights.

Num dos capítulos em que ele fala sobre meditação, ele diz: " A prática da atenção plena é também uma forma eficaz de ajudar a lidar com sentimentos e desenvolver a inteligência emocional. Tornamo-nos conscientes dos nossos sentimentos no momento em que surgem; experimentamos o que aparece, sem reprimir nem negar. Desta maneira, temos espaço e perspectiva para escolher a melhor forma de nos relacionar com eles. A meditação nos permite entrar em contato com os nossos sentimentos sem sermos controlados por eles."

Então não deixe para depois, ou não diga que não tem tempo para você mesmo. Medite! Agora! Todos os dias! Crie um espaço sagrado e desperte! O que realmente importa é saber quem você é, longe dos papéis que representa no dia a dia.

Muita gente me pergunta como é meditar. Não sabem como começar e sempre acham que é um bicho de sete cabeças. Por isso no próximo post vou dar dicas de como começar esse lindo caminho interior.

Boa semana a todos.

Que todos os seres obtenham a felicidade e a causa da felicidade.
Que todos os seres se libertem do sofrimento e da causa do sofrimento.
Que todos os seres permaneçam não separados daquela sagrada alegria e felicidade
que é totalmente livre da tristeza.
Que todos os seres repousem na equanimidade sem limites,
que a tudo permeia,
e que está além do apego e da aversão.

Om!

5 comentários:

Fernanda Romero disse...

Sou uma das leitoras que aguarda ansiosamente pelo próximo post... Quero buscar esse caminho! :)

claudia candelot disse...

Já estava sentindo falta das suas palavras, da sua incrível lucidez, Fernandinha! Como é bom ter você a nos inspirar novamente...
Um beijo no coração!

Sandra Nabuco disse...

Adoro seus posts,sou grata por tudo o que você divide conosco!
Estou aprendendo muito!
Muita luz,paz,saúde e sorte para você,hoje e sempre!
Beijinhos!

Letícia disse...

Bom retorno!

denise disse...

que bom que voltastes!