quarta-feira, 26 de maio de 2010

Om Mani Padme Hum


Estou parecendo uma criança descobrindo coisas novas.
O Budismo entrou profundamente em meu coração e estou devagarinho descobrindo cada vez mais sobre essa filosofia de vida tão divina.

Sempre soube que o principal mantra do Budismo Tibetano é Om Mani Padme Hum, mas não sabia do seu profundo significado
e nem que ele contém toda a essência dos ensinamentos de Buda.

Então para os que também se interessam por esse assunto e para vocês leitores que acompanham o blog, falo um pouquinho sobre esse mantra poderoso.

Enjoy!



Este mantra tem sua origem na Índia e de lá foi para o Tibet.

Os tibetanos não conseguiram entoá-lo da mesma forma, mudando sua pronuncia para: OM MANI PEME HUNG e este é o mantra mais utilizado pelos budistas tibetanos.

Qualquer pessoa pode entoá-lo.

O mantra OM MANI PADME HUM, é fácil de pronunciar e poderoso pois contém a essência de todo o ensinamento budista.

De acordo com Dalai Lama, o propósito de recitar este mantra é transformar o corpo impuro de suas palavras e mente, no puro e louvado corpo, palavra e mente de um Buda.

OM - A primeira silaba, recitá-la o abençoa para atingir a perfeição na pratica da generosidade.
MA - Ajuda a aperfeiçoar a pratica da ética pura.
NI - Ajuda a atingir a perfeição na pratica da tolerância e paciência.
PAD - Ajuda a conquistar a perfeição na pratica da perseverança.
ME - Ajuda a conquistar a perfeição na pratica da concentração.
HUM - Ajuda na conquista da perfeição na pratica da sabedoria.

A senda das seis perfeições é a senda de todos os budas.

Ao recitar este mantra, o meditante também pode conseguir as qualidades do Chenrezig, o bodhisatva da compaixão, conhecido na tradição Mahayana como Avalokitesvara.


4 comentários:

Linda-Sama disse...

I have the mantra in Tibetan tattooed on my right forearm....

Fernanda R. Lima disse...

Well, that's a possible next tattoo for me too.

;-)

Anônimo disse...

obrigada, eu sempre li a respeito deste mantra mas nao sabia como canta-lo, obrigada!

luadeluzz disse...

Gratidão Fernanda R. Lima.
Posso dar uma sugestão? Deixe links para repostar suas lindas mensagens. Acabei de deixar lá no meu blog, um link como referência ao seu. Namastê.