quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ayurveda para Gestantes:.Parte II

Aqui está a segunda parte da série de postagens sobre Ayurveda para Gestantes.
Falo da concepção do bebê e começo a explicar sobre a dieta da gestante.

Harih Om!



A Concepção do bebê na visão do Ayurveda

A concepção de um bebê é uma expressão de muito amor entre a mãe e o pai.

É ideal planejar a gravidez com alguns meses de antecedência, para preparar e equilibrar o corpo, mente e alma para ingressar nessa jornada tão importante.

Para a mulher que quer engravidar é muito importante que ela cuide bem do seu ciclo menstrual.

Durante a menstruação é indicado um repouso maior, uma dieta mais leve que contenha alimentos fáceis de digerir e não praticar atividades físicas muito extenuantes.

Cuidar e preparar o corpo com massagens feitas com óleo morno e uma dieta para remover toxinas é fundamental para tornar o organismo equilibrado e pronto para receber um bebê.

Inclua também práticas de meditação e Yoga na sua rotina diária.


Comendo por dois:. A dieta durante a gestação

Quando a mulher está grávida a sua alimentação se torna mais importante do que nunca.

Tudo que você come, afeta diretamente a saúde do seu bebê, então é muito natural que você escolha apenas os alimentos mais saudáveis e nutritivos possíveis.

A gravidez requer um trabalho extra do seu corpo e é por isso que você precisa escolher uma dieta especialmente nutritiva.

Pular refeições, comer com pressa, em pé, falando ao telefone, vendo televisão ou lendo.

Fazer jejum prolongado e comer junk food, tudo isso reduz a nutrição necessária para que seu bebê se desenvolva normalmente.

Dê preferência para vegetais e frutas frescas, grãos integrais e derivados do leite. Se possível, tente comer alimentos orgânicos, principalmente frutas, verduras e leite.

É importante que você beba bastante água (em temperatura ambiente), isso ajudará a remover qualquer impureza durante a gestação.

O Ayurveda também recomenda que você dê preferência aos alimentos cozidos, já que eles são de digestão mais fácil e são mais nutritivos que os alimentos frios e crus.


Dieta balanceada:. Incluindo os seis sabores na alimentação

Para o Ayurveda, a dieta tem que conter os seis sabores para ser completa.

Saiba quais são tal sabores e em que alimentos eles se encontram.

· Doce

· Salgado

· Ácido

· Picante

· Amargo

· Adstringente

Sabor doce: Leite, manteiga sem sal, ghee (manteiga clarificada), arroz, farinha integral, massas, pães integrais frutas doces.

Sabor salgado: Sal marinho e em muitos vegetais.

Sabor ácido: Iogurte, coalhada, limão, vinagre, frutas ácidas.

Sabor picante: Pimentas, cominho, gengibre, canela, cravo, e outras especiarias picantes.

Sabor Adstringente: Feijão, lentilhas, romã, caqui, espinafre, repolho, brócolis, couve flor, maçã, pêra.

Sabor amargo: Verduras de folhas verde escuro, couve, escarola, chicória, endívia, espinafre, acelga, brotos.

Para as grávidas, é importante comer todos os seis sabores, mas dar maior importância para os sabores doce, ácido e salgado pois são os mais nutritivos para essa fase.


Alimentos Doces, Salgados e Ácidos recomendados durante a gestação

No geral: Coma alimentos quentes e mornos, cozidos, nutritivos e bebidas quentes.

Coma todos os seis sabores mas reduza os muito picantes, amargos e adstringentes.

Evite alimentos frios e crus, bebidas frias e geladas e gasosas pois tendem a reduzir seu fogo interno e poder de digestão.

Laticínios: Leite integral (orgânico), manteiga sem sal, iogurte caseiro, queijos frescos como minas, ricota e cottage.

Açucares: Mel e Açúcar orgânico, demerara ou mascavo (com moderação).

Óleos: Azeite de Oliva, ghee e óleo de coco.

Frutas: Doces e frescas, em temperatura ambiente como: papaia, coco, pêssego, manga, abacaxi doce, laranja doce, ameixa doce, maçã doce. Uva passa, ameixas e tâmaras.

Vegetais: Beterraba, cenoura, abobrinha, batata doce, pepino sem casca, espinafre, abobora, aspargos, berinjela sem casca, moranga.

Grãos: Arroz, massas, pães integrais, aveia, quinua, milho, e outros grãos integrais.

Feijões e Leguminosas: Lentilha amarela. Todos os outros são muito indigestos durante a gestação.

Especiarias: Fenogrego, erva doce, açafrão, canela, cardamomo, cominho, gengibre, sal, cravo, semente de mostarda.

Nozes: Amêndoas, nozes e castanhas são especialmente nutritivas e muitos recomendadas durante a gravidez. Evite amendoim.

Evite:

· Alimentos e bebidas frias

· Comidas cruas e restos de comida

· Comidas congeladas

· Comidas muito ácidas: pickles, vinagre, queijos amarelos.

· Alimentos muito picantes: chilli, alho, cebola, pimentas, pimentões.

· Carnes em geral. Se não for possível, prefira frango ou peixe ensopados, eventualmente.

· Amendoim

· Queijos gordurosos como gorgonzola, brie, catupiry, roquefort etc.

· Álcool

· Café

· Bebidas gasosas

· Chocolate

· Frituras

· Alimentos industrializados.

· Enlatados

· Molhos cremosos.

Alimentos que causam gases:

· Brócolis

· Couve flor

· Repolho

· Cebola

· Alho

· Couve de Bruxelas

· Batata

· Ervilha

· Brotos

· Verduras cruas em geral

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