segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Ervas Ayurvédicas:. Aloe Vera


Muito tem se falado sobre o suco de Aloe Vera que agora é facilmente encontrado nos supermercados. E muita gente tem me perguntado quais as propriedades e como podem utilizá-lo. Segue então um post com algumas explicações sobre essa poderosa erva e também algumas receitas de como usá-la.

Nome Popular: Aloe ou Babosa
Nome Sânscrito:
Kumari

Em todo o mundo, o aloe tem sido reverenciado como planta curativa por milhares de anos. Na medicina ayurvédica, o aloe é conhecido como Kumari, que em alusão as suas propriedades curativas, pode ser traduzido como "vitalidade da juventude". Segundo o Ayurveda, o aloe vera é uma erva complexa que possui os sabores amargo, doce e picante, com influência calmante sobre a fisiologia. É utilizada para limpar o fígado do excesso de Pitta, ao mesmo tempo que tonifica o poder digestivo. É uma substância suave, mas de grande poder desintoxicante, que equilibra os três doshas.

Indicações: Desequilíbrios inflamatórios como azia, erupções na pele, irritabilidade emocional, tomar de 30g a 60g do suco de aloe, três vezes ao dia.

Recomendo o suco de aloe puro, sem adição de outras ervas ou frutas. Misture com suco de maçã para um sabor diferente.

Para picada de insetos,queimaduras ou espinhas de acne, misture o gel do aloe com pó de açafrão-da-índia até formar uma pasta e aplique sobre a pele.

O gel do aloe misturado com flores secas de lavanda, cominho e confrei forma uma ótima máscara facial que restaura a pele ressecada e melhora a tonicidade.

Precauções: O pó de aloe obtido do revestimento interno da folha é um forte laxativo que pode provocar preguiça intestinal. O suco de aloe, derivado do gel, é seguro se tomado nas doses normais. Não utilize durante a gravidez.

Nenhum comentário: