quinta-feira, 30 de julho de 2009

Homage to Dhanvantari


vande dhanvantarim visnum
ayur-veda-pravartakam

piyusa-purna-kalasam

smrta-matrarti-nasanam


I offer homage to Dhanvantari, the portion of Vishnu who initiated the practice of medicine.
He holds a container full of ambrosia, and simply remembering him removes all physical suffering.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Surf into Yoga


Foi uma delícia encontrar mais um filme sobre Yoga. E dessa vez unindo a natureza, o mar e a paixão pelo surf. Surf into Yoga foi idealizado pela surfista profissional e praticante de Yoga Rochelle Ballard. Criada no Havaí, Rochelle surfa desde os 10 anos de idade e acredita que a mistura do Yoga com o Surf seja perfeita.

No site ela descreve a vibe do filme:


"Enjoy your life, get in touch with your body through yoga, the ocean, the mountains, and your surroundings, experience and be apart of your community, travel the world, over come your fears, find your inner gifts, be creative, and through it all find the balance with it to stay youthful and healthy. Being an inspiration with body and earth consciousness, wherever you are in the world or in your life."

Depois disso, acredito que não preciso dizer mais nada!

Veja o trailer do filme.





Enjoy!

Namastê!

terça-feira, 28 de julho de 2009

Inspiração:. Ken Wilber

Para mim, o maior pensador dos tempos atuais é o americano Ken Wilber.

Ele sempre foi uma grande fonte de conhecimento, e seu livro Espiritualidade Integral é um dos meus preferidos.

Para aqueles que ainda não o conhecem, aqui vai um pequeno post.

Para quem quiser saber mais, entre no site oficial.

***



Ken Wilber (Kenneth Earl Wilber Jr.), nascido em 31 de janeiro de 1949, Oklahoma City (EUA), é um famoso pensador e criador da Psicologia Integral, e de forma mais geral do Movimento Integral.

Sua obra concentra-se basicamente na integração de todas as áreas do conhecimento (ciência, filosofia, arte, ética e espiritualidade). A preocupação em unir ciência e religião apoia-se em sua própria experiência e na de diversos místicos de todas as grandes tradições de sabedoria, tanto ocidentais quanto orientais; aliado à sua releitura transpessoal da psicologia de Carl Gustav Jung.

Mesmo sendo considerado um fundador da escola da Psicologia Transpessoal, desde então ele se dissociou dela. Em 1998 Wilber fundou o Instituto Integral (Integral Institute), organização que reúne os inúmeros pensamentos nas questões sobre a ciência e a sociedade de maneira integral. Ele tem sido pioneiro no desenvolvimento da Psicologia Integral, da Política Integral - e, mais recentemente, de uma nova Espiritualidade Integral.

No dia 4 de Janeiro de 1997, o jornal alemão Die Welt declarou Wilber como "o maior pensador no campo da evolução da consciência". Segundo muitos formadores de opinião em filosofia, psicologia e espiritualidade, Ken Wilber seria o maior filósofo da atualidade - ainda não compreendido em seu tempo, uma vez que desenvolve as estruturas e idéias que, quando reconhecidos e aplicados, tendem a ampliar a futura visão de mundo, ciência e religião em um novo paradigma "integral".

Fonte:.Wikipedia

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Pensamento do dia


"The key to an easy relationship with other people is not to impose your ego, nor to crush the ego of others."

~ Swami Prajnanpad

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Yogini Yatra

I really want to do this. I think i will.
Take a look at this incredible journey with Dr. David Frawley and Shambhavi Chopra through the most sacred places in India.

More informations here.

Namaste!




Journey into the Sacred Himalayan Abode

From March 14 - 25, 2010: Join us on our "Kumaon Yatra", a sacred pilgrimage through Uttarakhand in the Himalayas, the abode of the Devatas, "Gods and Godesses". Ten days unfold the mystic magic of Himalayan sages traveling through nainital, Bhowali, Bhimtal, Ranikhet, Almora, Binsar, Jageshwar and Dunagiri. The bliss and beauty of the Himalayan abundance allows one unfold the sacred within our own lives through meditation, prayer, yoga asana and contemplative bliss!

Dieta Anti Toxinas


A presença de ama (toxinas) no nosso organismo é o primeiro passo para desenvolvermos alguma doença. Portanto é de extrema importância adotarmos o hábito de incluir uma dieta anti-ama (toxinas) na nossa rotina. Ao olhar para a língua pela manhã, observe se ela tem uma camada branca. Se ela não sair com facilidade é hora de fazer a dieta. Ela deve ser feita por uma semana e vai aumentar seu agni.

Abaixo todas as indicações de como proceder.

Evite os seguintes alimentos:. queijos, iogurtes, cremes, molhos cremosos, requeijão, doces com cremes e ovos, sorvetes, tortas, bolos, amendoim, nozes e castanhas, frituras, alimentos gordurosos, chocolate e pizza. Não comer após as 20hrs.

Evite:. o excesso de verduras cruas (dê preferência para as cozidas), líquidos gelados, refrigerantes, bebidas gasosas, café em excesso (mais do que duas xícaras de café), álcool, farinha branca refinada.

Evite:. frutas ácidas, tomate verde, berinjela, pimentão, batata, vinagre, banana, abacate, ovo, melancia, melão, açúcar refinado e adoçantes artificiais, carne vermelha e frutos do mar.


  • Não coma antes das 10hrs da manhã, pois é o horário Kapha.
  • Durante essa semana não tome vitaminas ou complexos.
  • Não faça caminhadas muito prolongadas.
  • Não coma sem sentir fome.
  • Não durma durante o dia.
  • Tome água morna várias vezes ao dia.
  • Durma o suficiente.
  • Inclua cominho, gengibre, açafrão e erva doce na sua alimentação.
  • Faça sua prática diária de Yoga, meditação e pranayamas.

Sua saúde agradece!

Namastê

terça-feira, 21 de julho de 2009

Ojas & Alimentos Sattwicos


Você já ouviu falar em ojas?

De acordo com a Ayurveda, o que corresponde no corpo à pura felicidadade e contentamento é uma substância sutil chamada ojas, que é extraída dos alimentos quando são perfeitamente digeridos. O motivo principal e mais valioso de uma boa alimentação é conseguirmos extrair dela até a última gota dessa sutil substância, pois apenas uma refeição é suficiente para mudar radicalmente a bioquímica do cérebro.

Idealmente, qualquer alimento que você ingere se transforma em ojas. Um bebê que se alimenta no peito transforma naturalmente o leite da mãe em ojas, mas seria muito difícel para o trato digestivo conseguir produzir essa substância de uma sobra de pizza de alguns dias. Uma dieta bem equilibrada pode ser planejada com a inclusão de alimentos que se transformam em ojas com o mínimo esforço do organismo. A Ayurveda chama esses alimentos de sattwicos, ou puros.

Alimentos Sattwicos:.


  • Leite (de vaca feliz, ou aquele que não tem nenhum conservante de nome estranho)
  • Ghee
  • Frutas
  • Arroz
  • Gergelim, amêndoas
  • Trigo
  • Feijão mung
  • Coco
  • Tâmaras
  • Mel
  • Sabor doce em geral

Você não precisa deixar que isso se transforme em mania e passe a comer apenas esses alimentos. Basta incluí-los regularmente em sua alimentação. Mas tenha sempre em mente o seu biotipo ou dosha, e use o bom senso.

Essa dieta é indicada para aumentar a resistência física, ativar a mente e dar saúde e longevidade.

Namastê!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Pensamento do dia


"Not understanding yourself is not understanding the Truth."

~Soen-Sa

sábado, 18 de julho de 2009

Ganesha Draws










Fiquei encantada com a devoção desse artista que se dedica a pintar gravuras de Ganesha, em todas as suas formas. É uma mais linda que a outra.

Om Gam Ganapataye Namaha!

Namastê!

Ps:. Tks Gustavo por mais uma dica valiosa ;-)

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Dica:.Tathaastu & Namarupa



Para quem ainda não conhece e gosta de revistas com boas reportagens sobre Yoga, Ayurveda e temas relacionados à cultura védica uma boa dica são as revistas Tathaastu e Namarupa.
Elas ainda não são vendidas por aqui, mas é possível comprá-las pela internet.
Vale a pena também dar uma olhada nos sites, sempre com novidades e ótimas matérias.

Namastê!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Inspiração:.Homegrown Herb & Tea

Os chás ayurvédicos...

Continuando no tema chás, meu amigo Gustavo do blog Yoga Vaidika, me passou um link tão maravilhoso, que eu tive que ficar lá saboreando durante um tempão! Vale a pena dar uma olhada com calma no site Homegrown Herb & Tea. Sarah, a dona dessa lojinha especial de ervas e chás em Portland nos Estados Unidos é uma apaixonada por ervas e seus poderes curativos, e se inspirou após ler o livro O Alquimista do Paulo Coelho. Resolveu então abrir o seu cantinho mágico. Todos os blends são maravilhosos, mas é claro que adorei os blends ayurvédicos.
São vários, todos com indicações para qual dosha e qual função no organismo.


Vata Blend

Pitta Blend

Kapha Blend

Fora o bom gosto das fotos e composições.

Não perca!

Namastê!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Inspiração:. Loja do Chá - Tee.Gschwendner




Chás ayurvédicos são fáceis de fazer e necessários para a nossa saúde, como disse num post recentemente. Mas se você prefere uma opção pronta para viagem ou até para dar de presente, vale a pena conhecer a linha de chás ayurvédicos da Loja do Chá - Tee. Gschwendner, marca alemã que abriu há algum tempo várias lojinhas por aqui. Por lá você acha blends para Vata, Pitta e Kapha separados e também a opção de caixinhas tipo kit com um pouquinho de cada. São extremamente saborosos, com um aroma maravilhoso e muito eficazes. É uma dica bem diferente para dar de presente ou mesmo se presentear!

Namastê!

terça-feira, 14 de julho de 2009

One Yoga:.Mark Whitwell

Mark Whitwell has enjoyed a lifelong relationship with the teachings of T. Krishnamacharya through his studies with B.K.S. Iyengar, Shri K. Pattabhi Jois, Srivatsa Ramaswami, Indra Devi, and T.K.V. Desikachar. Since 1978, he has traveled throughout America, Australia, and New Zealand teaching these timeless principles and techniques with compassion and clarity.

Christy Turlington Burns calls Whitwell's teaching "yoga as it should be taught-with purity and straight from the heart." In 1996, Whitwell established The Heart of Yoga Association, a nonprofit foundation that provides yoga education around the world. He is the author of Yoga of Heart: The Healing Power of Intimate Connection and editor and contributor to T.K.V. Desikachar's book The Heart of Yoga: Developing a Personal Practice.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Receitinhas:.Chás Ayurvédicos


Para a Ayurveda os chás de ervas são fundamentais para a manutenção da saúde e devem ser tomados diariamente de acordo com seu dosha. Abaixo, seguem algumas receitinhas de chás para os três humores. Adquira esse hábito tão importante no seu dia a dia!
Namastê!


Chá Calmante (Vata):
¼ de colher de café – Camomila
¼ de colher de café – Erva-Cidreira (sementes – amassar)
¼ de colher de café – canela pó ou um pedaço pequeno (pau)
Um pedaço de cravo
Ferver em 200ml de água mineral.
Tomar puro ou com açúcar mascavo.

Chá Refrescante (Pitta):
¼ de colher de café – semente de coentro (amassar)
¼ de colher de café – semente de cardamomo (amassar)
¼ de colher de café – semente de erva doce (amassar)
¼ de colher de café – pétalas de rosa (seca ou fresca)
Ferver os 3 primeiros itens em 200ml de água mineral e acrescentar as pétalas de rosa no final.
Deixar em infusão por alguns minutos.
Tomar puro.

Chá Energizante (Kapha):

¼ de colher de café – gengibre fresco
¼ de colher de café – cravo (triturar ou amassar)
¼ de colher de café – semente de feno-grego
Ferver em 200ml de água mineral.
Tomar puro ou adoçar com mel.
Obs: O mel só deve ser adicionado em água morna, nunca em água fervendo.

Chá Anti-gases (Vata):
¼ de colher de café – assafétida em pó
¼ de colher de café – semente de cominho
¼ de colher de café – semente de erva-doce
¼ de colher de café – sal do himalaia
Ferver 200ml de água.
Após a fervura desligue o fogo e deixe as ervas e o sal em infusão por alguns minutos.
Tomar puro.
Ilustração:. Eva Uviedo

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Hindu Art by Radhikita







Super delicado o trabalho da artista Radhikita.
Adorei as ilustrações sobre o épico Ramayana.

Namastê!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Yoga pela Paz 2009


Nos dias 14, 15 e 16 de agosto, teremos o Yoga pela Paz 2009.
Não deixe de participar!
Namastê!

terça-feira, 7 de julho de 2009

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Inspiração do dia


"Life is an aspiration. Its mission is to strive after perfection, which is self-fulfillment.
The ideal must not be lowered because of our weaknesses or imperfections."

~Mahatma Gandhi

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Dosha Mantras


De acordo com a Ayurveda, cada dosha possui um mantra ou som específico, que acalma e equilibra a sua natureza. Os mantras equilibram mente, corpo e espírito e também ajudam a balancear prana, tejas e ojas (as energias sutis dos doshas) no organismo. Para quem é Vata é melhor repetir os mantras mentalmente, Pitta e Kapha podem também cantar em voz alta se quiserem.


Vata
Os mantras precisam ser suaves, aconchegantes e calmos. Eles não deveriam ser cantados em voz alta ou por muito tempo, pois isso causará a perda de prana. Como eu já disse anteriormente, entoe os mantras mentalmente e numa frequencia lenta.
Precaução: O mantra AUM em excesso aumenta Vata.
Mantras indicados: RAM e HOOM.


Pitta
Os mantras precisam ser refrescantes, suaves e calmos.
Foque a atenção no coração espiritual e no desapego do ego.
Mantras indicados: AUM, AIM, SHRIM, SHAM.


Kapha
Os mantras precisam ser aconchegantes, estimulantes e ativos.
Procure soltar a voz e a emoção na entoação dos mantras.
Mantras indicados: AUM, AIM, HOOM.

Para ajudar, use um japa mala e faça pelo menos 108 repetições.

Namastê!

quarta-feira, 1 de julho de 2009