quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Dicas de Beleza Ayurvédica


O Ayurveda entende a beleza como um reflexo da saúde interna, e está intimamente ligada aos hábitos de alimentação. Como tratamento é indicado sempre uma dieta alimentar em conjunto com alguns tratamentos, como o Shiro Abhyanga a massagem feita na cabeça com aplicação de óleo nos principais pontos Marma do dosha Vata que se localizam na parte superior do corpo.
Ou então a aplicação de algumas Lepas, ou máscaras feitas com plantas, frutas e ervas medicinais. Esse tratamento geralmente é chamado de Rasayana, ou o que o Ayurveda chama de rejuvenescimento.Vou dar algumas dicas fáceis de fazer, com ervas que você encontra na sua cozinha.

Tratamentos para a pele
De acordo com o Ayurveda, a pele tem características diferentes em cada dosha. Se o predominante for Vata, a pele é seca, áspera, fria, fina e com tendência a rugas prematuras. No caso do dosha Pitta, a pele é delicada, clara, com tendência a ficar vermelha, com acne e se queima facilmente no sol. Para os tipos Kapha a pele é oleosa, macia e firme com tendência a ter poros bem abertos.

Acne e cravos
A agravação dos três doshas podem resultar em problemas de pele como a acne. No tipos Pitta é mais fácil disso acontecer pelo teor de calor que já é alto em sua constituição. O excesso de álcool, café, chá preto, comidas muito picantes e oleosas e frituras causam esse tipo de desequilíbrio. E também o stress, a tensão e a poluição contribuem bastante para esse problema.

Receitinhas:
  • Pasta feita com uma colher de chá de pó de sândalo e uma de açafrão e leite (orgânico).
  • Pasta feita com uma colher de chá de nóz moscada e água.
  • Tomar 1 copo suco de Aloe Vera por dia, ajuda a diminuir a oleosidade da pele.
  • Aplicação de Aloe Vera ou babosa como é conhecida popularmente, na área afetada.
  • Pasta feita com suco de coentro fresco e uma colher de chá de açafrão.
Todas essas máscaras caseiras podem ser aplicadas antes de dormir. Deixe na pele até secar e remova com água morna. Suspenda o tratamento se houver algum tipo de irritação ou alergia e se você estiver grávida.

Nos próximos posts, falarei mais sobre dicas de beleza ayurvédicas.

Namaste!

Um comentário:

非凡 disse...

I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.^^