terça-feira, 3 de novembro de 2009

Sheetali:.Pranayama para Pitta


Nesse calor do verão, as pessoas de constituição Pitta tendem a ficar mais irritadas, impacientes e sofrem muito com as temperaturas altas. De acordo com o Ayurveda, existem várias dicas diárias que neutralizam esses efeitos, como uma boa auto-massagem com óleo de côco para resfriar o organismo, principalmente na cabeça e também uma alimentação fresca, com muitos sucos verdes, frutas e saladas, abusando dos sabores doce, amargo e adstringente. Tudo isso deve ser feito diariamente, assim como esse exercício de respiração chamado Sheetali ou Sitkari.

Esse exercício ajuda a acalmar corpo e alma, emocional e fisicamente. O nome sânscrito para a respiração calmante, Sheetali pode ser traduzido como "calma", e indica o efeito que ela tem sobre os estados coléricos da mente e emoções, tão comuns nesse dosha.

Se não conseguir fazer o enrolamento da língua da respiração Sheetali, não se preocupe é um fator genético e muitas pessoas não conseguem, tente então a respiração sibilante ou Sitkari que reproduz os mesmo efeitos refrescantes e calmantes.

Embora as reações estressantes como a raiva sejam fatos inevitáveis da vida, não permita que elas absorvam a sua energia vital. Na próxima vez que sentir raiva, impaciência e calor interno, pare por um momento e faça um dos exercícios calmantes abaixo. Além de acalmar o corpo e as emoções, eles levam oxigênio extra ao cérebro, assim você consegue enfrentar uma situação difícil com muito mais clareza.


Sheetali

  1. Sente-se com a coluna ereta. Coloque a língua um pouco para fora dos lábios. Tente virar para cima as laterais da língua e formar com elas um canudo. Se for difícil tente a opção abaixo.
  2. Lever ar para dentro da boca através do canudo formado com a língua, como se estivesse bebendo alguma coisa com um canudinho.
  3. Expire por ambas as narinas. Repita de três a cinco vezes e depois relaxe.


Sitkari

  1. Sente-se como antes, com a coluna ereta. Abra um pouco a boca; em seguida dobre a língua para trás de forma que a ponta toque o pedaço do céu da boca que fica trás dos dentes.
  2. Tente juntar os dentes e inspire inalando o ar pela boca, fazendo um som sibilante
  3. Expire imediata e lentamente por ambas as narinas. Repita de três a cinco vezes e em seguida relaxe.

*Algumas informações contidas aqui, foram retiradas do livro "Os Segredos da Respiração" de Swami Saradananda.

Um comentário:

Rita disse...

Olá Fernanda, Namastê!
Sou aluna do curso de Pós graduação em Ayurveda da UFRJ e agradeço pela postagem do seu blog sobre pranayamas para pitta.
Aliás, obrigada pelo blog como um todo, é uma fonte de estudo também!
Beijos