terça-feira, 17 de novembro de 2009

Auto Massagem:.Abhyanga


O Ayurveda recomenda uma auto massagem com óleo vegetal prensado a frio (óleo de gergelim para os Vatas, óleo de côco para os Pittas e óleo de canola para os Kaphas) como parte da nossa rotina diária. Durando apenas alguns minutinhos, essa massagem funciona acalmando os dois sistemas mestres do corpo, o sistema nervoso central e o sistema endócrino. Talvez seja por esse motivo que Charak, um dos autores originais do Ayurveda, elogiava intensamente a prática de massagem a óleo diária conhecida como abhyanga. Charak ensinava que a abhyanga rejuvenesce a pele, tonifica os músculos, elimina impurezas e promove a juventude.

A melhor hora para a sua auto massagem é pela manhã, assim você inicia seu dia de uma maneira mais relaxada e presente. Tome um banho morno após a massagem, sem muito sabão. Sempre deixe uma película fina de óleo na pele.

Não deixe de incluir esse hábito tão importante no seu dia a dia. Pratique a auto massagem, e conheça melhor o seu próprio corpo.

Namastê!



Como fazer a sua auto abhyanga:

  1. Use o óleo mais indicado para o seu dosha. O óleo deve ser aquecido diariamente antes de ser usado. Uma maneira fácil de fazer isso é conservar o óleo numa pequena garrafa de plástico, tipo bisnaga. Aqueça o óleo colocando a garrafa em banho maria numa panela elétrica (como aquelas usadas para esquentar cera de depilação).

  2. Massageie todo o corpo com a palma da mão ao invés de usar as pontas dos dedos. Faça de um modo geral, movimentos circulares sobre as áreas arredondadas (articulações e cabeça) e movimentos retos sobre as áreas retas (pescoço, ossos longos). Exerça uma pressão moderada na maior parte do corpo e uma pressão leve no abdômen e coração.

  3. Comece pela cabeça. Derrame uma pequena quantidade de óleo nas mãos e massageie vigorosamente o couro cabeludo. Com a palma da mão, faça movimentos circulares na cabeça. Passe mais tempo massageando a cabeça do que as outras partes do corpo.

  4. Avance em direção ao rosto e à parte externa e interna do ouvido. Massageie essa área com suavidade.

  5. Massageie a parte da frente e a de trás do pescoço, bem como a região superior da coluna vertebral.

  6. Massageie vigorosamente os braços, empregando movimentos circulares no ombro e no cotovelo, e movimentos longos, para frente e para trás, no braço e antebraço.

  7. Agora massageie o peito e o estômago. Empregue um movimento extremamente suave e circular no coração e no abdômen. No abdômen faça sempre movimentos em sentido horário.

  8. Massageie as costas e a coluna vertebral. Você talvez não consiga, alcançar todos os pontos de suas costas, não se preocupe. Apenas faça o melhor que puder.

  9. Massageie vigorosamente as pernas, sempre com movimentos circulares no quadril, joelho e tornozelo. Na coxa e na batata da perna movimentos longos.

  10. Finalmente massageie os pés. Assim como a cabeça, essa é uma área de extrema importância na massagem. Fique um bom tempo massageando a sola do pé, com movimentos vigorosos.

  11. Depois da massagem, aguarde alguns minutinhos antes de entrar no banho morno.

Um comentário:

cursos de massagem disse...

Parece-me uma delicia...