sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Diwali:. O Festival das Luzes


Amanhã dia 17 de outubro, será celebrado por toda a Índia o Diwali, o festival das luzes que simboliza um novo começo. Vamos então deixar tudo que é velho para trás e abraçar o novo. Jogue fora tudo que estiver em excesso e sem uso e renove suas energias. Faça orações e invoque um novo despertar em seu ser. Ilumine suas ações, seus pensamentos e sensações!!

Namastê!


O Diwali (também transcrito do Deepavali ou Deepawali) é uma festa religiosa hindu, conhecida também como o festival das luzes. Durante o Diwali, celebrado uma vez ao ano, as pessoas estreiam roupas novas, dividem doces e estouram rojões e fogos de artifício. Este festival celebra o assassinato de Narakasura, o que converte o Diwali num evento religioso que simboliza a destruição das forças do mal.

O Diwali é um grande feriado indiano, e um importante festival para o hinduísmo, o sikhismo, o budismo e o jainismo. Muitas lendas são associados a Diwali. O feriado é atualmente comemorado pelos hindus, sikhs e jains em todo o mundo como o festival das luzes, onde as luzes ou lâmpadas significam a vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano.

Diwali é comemorado no primeiro dia do mês lunar Kartika, que ocorre no mês de outubro ou novembro.

Em muitas partes da Índia, é o Baile do Rei Rama de Ayodhya,que após 14 anos de exílio na floresta derrotou o mal Ravana. O povo de Ayodhya (a capital do seu reino) congratulou-se com Rama por iluminação em fileiras (avali) das lâmpadas (Deepa), dando assim o seu nome: Deepavali. Esta palavra, em devido tempo, se tornou Diwali em hindi. Mas, no sul indiano em algumas línguas, a palavra não sofreu qualquer alteração e, portanto, o festival é chamado Deepavali no sul da Índia.

Na Índia, o Diwali é hoje considerado um festival nacional e é usufruído por todos os hindus independentemente da fé.

Fonte:. Wikipédia

Um comentário:

Satya disse...

Feliz Diwali! Fiz um post em meu blog também, mas sem a menção do "novo começo".
Tentarei fazer minha limpeza por aqui amanhã, apesar de trabalhar a maior parte do dia.

Adoro seu blog. :)