terça-feira, 15 de setembro de 2009

ABC Ayurvédico dos Alimentos:. Cereais



CEREAIS

PROPRIEDADES ENERGÉTICAS E GERAIS

Os cereais têm geralmente um sabor doce, uma energia neutra e um efeito pós digestivo
doce. Eles são normalmente sáttvicos e ajudam a equilibrar os três humores.
Apenas em excesso, a maioria deles pode agravar os três humores, não em uso
casual. Eles são provavelmente o melhor alimento de base para todos os climas e
constituições, sobretudo os integrais. Eles contêm quantidades significativas do
elemento terra, necessário à formação dos tecidos, servindo também para dar consistência
às fezes. Os cereais conservam bem as suas propriedades e não se deterioram tão
facilmente como outros alimentos. Eles são fáceis de digerir e podem geralmente ser
consumidos quando os outros alimentos causam indisposição.


CEREAIS DIURÉTICOS
Muitos cereais têm propriedades diuréticas ou que dissipam a água e são, ao
mesmo tempo, nutritivos e bons para Kapha, ajudando também a eliminar o fleuma.
Estes incluem a cevada, cevadinha francesa, milho, centeio e trigo mourisco.


CEREAIS NUTRITIVOS
Muitos cereais são muito fortificantes e bons para as condições Vata ou de
convalescência. Estes incluem o trigo, aveia, arroz e cevada integral.

PREPARAÇÃO
O cozimento a vapor é a forma mais equilibrada e fácil para digerir os cereais
integrais.

O pão é geralmente um pouco mais difícil de digerir. O seu fermento pode
agravar Vata (provoca gases), sobretudo associado a outros alimentos. A sua
viscosidade pode agravar Kapha. Pitta lida melhor com o pão. Ele é geralmente
preferível tostado, o que o vai secar e aliviar da sua viscosidade. No entanto, continuam
a ser alimentos muito bons e fortificantes, fáceis e rápidos de consumir, pois não têm de
ser cozidos, como os cereais integrais. Os pães, tortilhas ou chapatis sem fermento
são geralmente melhores do que os pães com fermento. A massa é uma boa forma para
consumir bastantes cereais, principalmente o trigo.

Os cereais moídos são bons mas tendem a perder as propriedades mais
rapidamente e conservam-se menos.
Com legumes cozidos a vapor e em óleo, como o óleo de sésamo ou o ghee, os
cereais são a base de uma boa dieta para quase todos os tipos. Fritos em óleo, como o
pão frito, os cereais são difíceis de digerir e mais propensos a agravar Pitta,
Kapha e Ama.

Os cereais secos, como o muesli e granola, são mais suscetíveis de agravar Vata mas são
melhores para Kapha.

Os Nachos podem agravar Pitta e Kapha pelo seu lado oleoso, enquanto que o seu lado seco agrava Vata.

Os biscoitos Crackers não são tão ruins para Vata, mas podem também ter este efeito e são melhores para Kapha.

Como os cereais são equilibrados, eles raramente necessitam de antídotos, mas
as especiarias facilitam a sua digestão e são particularmente boas no pão.

COMBINAÇÕES
Os cereais são neutros e combinam-se com diversos alimentos
diferentes como os legumes, frutas, nozes, produtos lácteos. Mas devemos
ter cuidado pois estes alimentos podem não se combinar bem entre eles. O leite e
a aveia, por exemplo, combinam bem; as nozes e a aveia; mas o leite, as nozes e a aveia
juntos podem causar problemas.

MOMENTO
Os cereais, visto que contêm todo o seu potencial dentro da semente, são bons
em qualquer época do ano. Eles são especialmente bons no Inverno.


AVEIA
A aveia é doce, levemente fria e com um efeito pós-digestivo doce. Diminui
Vata e Pitta, e aumenta Kapha. Ela ajuda a formar todos os tecidos, incluindo o tecido
reprodutivo. Ajuda a acalmar e fortificar a mente e nervos (particularmente a casca da
aveia). Ela é demulcente, emoliente e laxativa, sobretudo quando é partida e enrolada,
sendo também boa para a obstipação crônica. A aveia pode ser um pouco pesada e
difícil de digerir, sobretudo se for associada a uma grande quantidade de leite e açúcar. A
aveia pode também provocar erupções cutâneas ou agravar condições de sangue tóxico
devido a uma substância irritante que contém; por isso, em excesso pode agravar Pitta.


ARROZ
O arroz é doce, geralmente neutro e com um efeito pós-digestivo doce. É
relativamente equilibrado para os três humores, sobretudo o arroz basmati. Ele é
principalmente composto de amido e, assim, suave e fácil de digerir. Pode ser consumido
quando há vomitos, anorexia ou incapacidade de digerir a comida em geral, e é
geralmente bem aceita nestes casos.


O arroz branco e refinado pode agravar Kapha e Ama pela sua natureza
viscosa. O arroz integral sobretudo o de grão pequeno, tem uma natureza mais quente e
pode agravar Pitta em excesso (mas não em uso casual). O arroz integral de grão longo
é basicamente bom para Pitta mas será mais sensato evitá-lo em condições Pitta agudas.
O arroz integral é mais energético e melhor para Vata ou debilidade. O arroz integral de
grão longo é um dos melhores alimentos e mais equilibrados.


O arroz é tônico, nutritivo, emoliente, laxativo e harmonizador para o estômago
e pulmões. Ele forma todos os tecidos, geralmente através do plasma. É bom para
convalescência, debilidade, para interromper um jejum e é um bom alimento para o
yoga e meditação, particularmente com uma dieta à base de frutas, laticínios e
especiarias sáttvicas.


CENTEIO
O centeio é doce e adstringente, frio e com um efeito pós-digestivo doce.
Diminui Kapha e Pitta mas aumenta Vata. Ele é diurético e um dos melhores cereais
para Kapha.


CEVADA
A cevada é doce ou suave, levemente fria e com um efeito pós-digestivo doce.
Diminui Pitta e Kapha mas em excesso ( e não em uso casual) tende a agravar Vata.
A cevada é diurética, emoliente e anti-reumática. Ela é boa para a
convalescência de doenças pulmonares, para a tosse e artrite. Ela nutre a pele, limpa
edemas e fortifica os rins; ajuda a melhorar a absorção, neutraliza a diarreia, aumenta as
fezes e dá-lhes consistência.
A cevadinha francesa, não é uma planta aparentada, mas tem um uso
semelhante. Ela tem fortes propriedades medicinais.


MILHO
O milho é doce, basicamente neutro e tem um efeito pós-digestivo doce.
Diminui Kapha e Pitta, mas em excesso (e não em uso casual) pode agravar Vata.
No entanto, os “Nachos” podem agravar bastante Vata e Pitta. O pão de milho é
particularmente secante e mais suscetível de agravar Vata .

As tortilhas mexicanas podem também agravar Vata.

O milho é diurético e bom para edemas, cálculos renais, cálculos biliares e
icterícia, sobretudo as barbas de milho. O milho é muito nutritivo, fortifica o fígado, rins e baço,
e ajuda na absorção. Ele tem uma energia solar e ajuda a aumentar o poder de
percepção, sobretudo se for consumido com ghee.



TRIGO
O trigo é doce, levemente adstringente, frio e com um efeito pós-digestivo doce.
Diminui Pitta e Vata, e aumenta Kapha. Os tipos Kapha são frequentemente alérgicos a
ele, visto que ele aumenta o muco e a congestão.


O trigo é muito nutritivo, talvez o mais fortificante de todos os cereais, promove
o crescimento nas crianças, ajuda a formar o tecido muscular e fornece energia para o
trabalho físico. Ele contém muita terra. O trigo fortifica o coração, alivia as palpitações
e ajuda a acalmar a mente e neutralizar a insônia. Ele é bom para úlceras, colite e
hemorróidas. Com leite e açúcar, é bom para problemas de hemorragias (Rakta Pitta).

O trigo é muito usado em chapatis; as massas de trigo são também boas mas
podem ser muito Kaphogenicas. O farelo de trigo é um bom laxativo e particularmente
eficaz para os tipos Vata. Externamente, a farinha de trigo é um bom adstringente para queimaduras, feridas e erupções cutâneas.


Algumas pessoas, no entanto, são alérgicas ao glúten do trigo.

Ele pode agravar a artrite, gota e outras condições Ama.
A farinha branca é um alimento demasiado refinado e artificial com
propriedades tamásicas. Ela provoca muitas doenças Kapha e Ama, e não deve ser
consumida, se possível. Ela bloqueia os canais e embrutece a mente.

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