quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Prana, Tejas e Ojas


Prana, Tejas e Ojas são as energias sutis dos doshas Vata, Pitta e Kapha. A psicologia ayurvédica estuda principalmente essas energias e para que haja doença no organismo é preciso que haja um aumento (desequilíbrio) dos doshas e uma baixa de Prana, Tejas e Ojas. Para um maior entendimento dessas três energias vitais, leia o resumo de cada uma abaixo.


Prana

O Prana concede adaptabilidade mental, capacidade de comunicação, coordenação de idéias e amplitude de compreensão. É a força vital de base da mente. Concede entusiasmo, criatividade e energia. Promove a vontade de viver, de crescer e de bem estar. Governa o crescimento global e a evolução do corpo e da mente.


Tejas

Tejas promove a inteligência, a razão, a paixão por aprender e descobrir, o poder de autodisciplina e a capacidade de percepção. É a nossa clareza básica de espírito. Promove a coragem, a audácia e os nossos valores.


Ojas

Ojas concede a força mental, o contentamento, a paciência, a força de espírito, a calma, a capacidade de memória e de concentração prolongada. É a nossa estabilidade mental e psicológica de base e a nossa capacidade de resistência na vida. Ojas é essencialmente nossa paz de espírito. Promove a imunidade, a resistência física, a capacidade de trabalho e esforço constante.

Portanto, faça um auto estudo constante (Swadhyaya) e perceba essas energias sutis em seu organismo. Sinta como anda sua vitalidade e como anda sua imunidade. Esse auto estudo é de extrema importância para a sua saúde física e mental. Inclua esses hábitos ayurvédicos na sua vida!


Namastê!


*Para mais informações sobre psicologia ayurvédica, indico este livro.
** Para tratamento com psicologia ayurvédica clique aqui.

Nenhum comentário: