segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Os Doshas


Muita gente que entra aqui no blog, não sabe direito o que são Doshas e na maioria das vezes me perguntam a respeito desse conceito tão básico da Ayurveda. Resolvi então colocar aqui um resuminho de cada Dosha e suas características para que vocês possam ir se acostumando com esse universo.


Namastê!



Os Doshas

Vata (Ar + Espaço):.


Este dosha controla a inspiração e a expiração, a circulação sanguínea, os impulsos nervosos, os batimentos cardíacos, a comida que entra e que sai, o fluxo dos pensamentos. A energia de Vata controla o sistema nervoso e se concentra na região do cólon (intestino grosso), pélvis, juntas sacro-ilíacas e lombar. Quando o dosha entra em desequilíbrio, esses são os primeiros órgãos a apresentar problemas.
São pessoas altas ou baixas, porém sempre magras, de estrutura corporal angulosa.
Têm ombros e quadris estreitos.
Podem comer muito e não engordar.
O apetite é irregular e podem ter fome a qualquer hora e têm o hábito de pular refeições.
As juntas são secas e barulhentas. Têm mãos e pés gelados e sentem muito frio.
Em geral têm olhos pequenos e secos e cabelos finos. A pele também é seca.
São superativas, mas se cansam com facilidade, podendo chegar à exaustão.
Isso gera sensação de fraqueza.
Necessitam de muito repouso e se beneficiam com rotinas e hábitos regulares.
São pessoas alertas, criativas, ágeis e comunicativas, com uma mente rápida e ativa. Como o vento, pensam, falam, andam e movem-se depressa. Mudam de idéia e humor o tempo todo.
Em desequilíbrio, apresentam cansaço, ficam angustiadas e ansiosas, sofrem de insônia, prisão de ventre, gases e flatulência. Ficam inseguras na hora de tomar de decisões e tornam-se contraditórias, imprevisíveis e instáveis.

Importante: Vata em desequilíbriio deve evitar tudo que seja frio, seco, leve, instável, agitado, incluir em sua rotina diária a auto massagem e fugir das correntes de ar.


Pitta (Fogo + Água):.


O dosha do fogo representa o metabolismo, sendo responsável por todas as trnsformações químicas que ocorrem no organismo. Pitta faz a digestão, traz luminosidade para o olhar, regula a temperatura e é fonte de energia.
Este dosha se concentra na região abdominal: intestino delgado, parte baixa do estômago e fígado. Quando o dosha entra em desequilíbrio, esses são os primeiros órgãos a sofrer.
São pessoas de estrutura e constituição média e mantém o peso sem muitas flutuações. A pele é clara ou avermelhada. A temperatura do corpo é alta, transpiram e ruborizam com facilidade e por isso são avessas ao calor e à exposição prolongada ao sol.
Os cabelos são finos e geralmente claro ou ruivo. A tendência é ficarem com os cabelos grisalhos precocemente e no caso dos homens, carecas.
Têm excelente digestão e grande apetite. Ficam irritadas se pulam ou atrasam uma refeição. O intestino também funciona com regularidade.
Costumam acordar no meio da noite com fome, sede ou calor.
É o dosha de maior inteligência e também de raiva.
O raciocínio é rápido e tem poder de foco e organização.
São pessoas ordeiras, determinadas, calorosas, enérgicas e competitivas e muito corajosas e independentes. Costumam dominar as situações e julgar os outros.
Em desequilíbrio tornam-se impacientes, frustradas e irritadiças. Raivosas, passam a ter comportamento agressivo. Têm erupções na pele e sofrem com indigestão e azia.

Importante: Pitta em desequilíbrio deve aprender a usar de forma construtiva a energia de sua raiva. Deve evitar tudo que seja excessivamente quente, picante e estimulante.


Kapha (Terra + Água):.


Kapha representa estabilidade e pé no chão. É o dosha responsável por nossa estrutura e sistema linfático. Também dá suporte e nutre o sistema nervoso, lubrifica o trato digestivo, as articulações e o trato respiratório, regula água e gordura no corpo.
Sua energia é concentrada no alto do estômago, pulmões e vias respiratórias, os primeiros órgãos a adoecer quando kapha entra em desequilíbrio.
As pessoas de Kapha têm estrutura corporal sólida, ganham peso com facilidade e têm tendência à obesidade e muita dificuldade para emagrecer. Tem dentes fortes, olhos grandes e cílios longos. Os cabelos geralmente são grossos e brilhantes.
De digestão lenta, podem sentir-se pesadas após comer. Não têm muito apetite, mas por muitas vezes comel por pura gula. Adoram beliscar entre as refeições. Seu sono é pesado e profundo, transpiram pouco e detestam tempo frio e úmido. Tendem a acumular muco.
São pessoas lentas em todos os aspectos, aprendem devagar, mas têm excelente memória. São amáveis, conciliadoras, carinhosas, calmas, pacientes e tranqüilas.
Em desequilíbrio apresentam preguiça, fadiga, depressão e dificuldade para expressar seus sentimentos. Tornam-se letárgicas e superprotetoras. Desenvolvem tendência a dormir demais e ficam resistentes a qualquer mudança. Sofrem com obesidade e com pulmão e nariz congestionados. O apego a coisas, pessoas e o passado fica extremado resultando em ciúme e saudosismo.

Importante: Kapha em desequilíbrio deve adotar uma rotina estimulante e deve priorizar os exercícios físicos e as massagens estimulantes. Deve evitar tudo que seja frio, úmido e pesado.

4 comentários:

Amanda disse...

Sou totalmente Vata...rs
Não sei se você conhece esse questionário que ajuda a descobrir o dosha. Fiz há algum tempo e achei bem legal:
http://www.ayurveda.com.br/ayurveda/home/default.asp?acao=doshas&q=vpk

Ví Leardi disse...

Quanta coisa preciosa vc coloca aqui...cada vez melhor..Só uma coisa...sinto saudades!!Hoje o Roberto perguntou ...e a Fê..estávamos almoçando!!!beijos meu amor

Audrey disse...

Oi Fernanda,
Sou do sul de SC e conheci teu blog por acaso, pesquisando yoga,Índia.. Desde então frequento teu blog e aprendo mto sempre. Obrigada por compartilhar tanta coisa boa através da internet. Enfim, lendo este post vi q ainda não sei se sou pitta ou kapha. Tenho carasterísticas dos 2. Podes me indicar algum material no qual eu possa estudar mais?
Namastê!

Flor Baez disse...

Muito legal isso! Acho que sou Pitta!
Bjs