terça-feira, 30 de junho de 2009

Dicas de Ayurveda

Dicas de Ayurveda para uma vida melhor.
Namastê!
***
  • Uma colher de chá de gengibre fresco raspado, com uma pitada de sal e limão, é um estimulante de agni.
  • Beber lassi com uma pitada de gengibre ou cominho em pó ajuda a digestão.
  • Uma colher de chá de ghee com arroz ajuda a digestão.
  • Tomar um copo de leite cru e quente com gengibre na hora de deitar é nutritivo para o corpo e acalma a mente.
  • Comer demais não é saudável e aumenta ama (toxinas).
  • Beber água imediatamente antes ou depois das refeições afeta negativamente a digestão.
  • As pessoas Kapha deveriam jejuar um dia por semana para reduzir as toxinas no corpo.
  • As pessoas Pitta deveriam jejuar a cada 15 dias, para reduzir as toxinas no corpo.
  • As pessoas Vata deveriam jejuar 1 vez por mês, para reduzir as toxinas no corpo.
  • Beber água em excesso aumenta Kapha.
  • Ingerir bebidas geladas em excesso reduz a resistência e cria aumento de muco.
  • Cochilar após o almoço aumentará Kapha e o peso do corpo.
  • Olhar fixo para um chama constante durante alguns minutos, pela manhã e a tarde, é benéfico para a visão.
  • Não reprimir os impulsos naturais do corpo, como defecar, urinar, tossir, espirrar, bocejar, arrotar e liberar gases.
  • Esfregar as solas dos pés com óleo de gergelim antes de dormir produz um sono calmo e reparador.
  • Aplicar óleo na cabeça acalma a mente e induz a um sono agradável.
  • Aplicar uma auto massagem à base de óleo estimula a circulação e alivia o excesso de Vata.
  • Não dormir de barriga para baixo.
  • Mau hálito pode indicar constipação, má digestão e toxinas no cólon.
  • Odor corporal indica toxinas no sistema.
  • O medo e o nervoso dissipam a energia e agravam Vata.
  • Possessividade, cobiça e apego intensificam Kapha.
  • O ódio e a raiva geram toxinas no corpo e agravam Pitta.
  • Falar demais dissipa a energia e agrava Vata, portanto cultive o silêncio.

5 comentários:

Mariana Akamine disse...

Fê!!

Suas dicas são sempre valiosas!!!

Deixem um presentinho pra vc no meu blog. Igual aquele que vc me deu uma vez! Agora já conheço um pouco mais da blogosfera, Já posso passar adiante!

beijão!

Gustavo Cunha disse...

Harih Om,

Obrigado pelas dicas valiosíssimas.

Penso que também vais gostar disto: http://bit.ly/1mEDgH

Namaste,
G

Fernanda R. Lima disse...

Oi Mari!! Vou lá dar uma olhada, que delícia ganhar presentes!!

;-)

bjo

Fernanda R. Lima disse...

Amei o link Gus!
Vou ver com calma...

Harih Om

Nêssa disse...

Estou com uma grande dúvida e acredito que vc possa me ajudar... Sou apaixonada por gengibre e canela e uso os uso em quase todas as minhas receitas... No entanto, por estar grávida, parei de usá-los... Mas sou uma Kapha das mais típicas que existem e tenho uma certa necessidade dessas duas especiarias no meu dia-adia... A dúvida é a seguinte, devo cortá-los realmente do meu cardápio nos próximos meses??? Posso usá-los de alguma maneira??? O meu chai e o meu lassi de cada dia, posso continuar tomando??? hehehe... Grande beijo e obrigada sempre pelas informações valiosas!!!
Vanessa! vanessac.deabreu@gmail.com