terça-feira, 19 de maio de 2009

Montando seu altar


Muitos pacientes me perguntam como montar um altar dentro de casa. O altar é aquele lugar que você escolheu para fazer suas meditações e orações, aonde fica suas imagens, ou seja um lugar único e especial, seu cantinho sagrado.

Acho que uma das coisas mais importantes a fazer, é deixar sua intuição agir. Pergunte a si mesmo em qual ponto da casa você gostaria de meditar por alguns momentos, todos os dias. Não precisa ser um lugar grande – uma prateleira, uma mesa de canto ou até mesmo uma parte da estante podem servir. O importante é que seja um lugar limpo, e de preferência que entre luz. Portanto, não use lugares perto de sapatos, ou qualquer coisa suja que veio da rua. Não é muito auspicioso não é mesmo?

Aprendi que é importante ter sempre uma representação dos cinco elementos no seu altar.

Agni ou fogo pode ser representado por velas, Vayu ou ar é representado pelo incenso, Jala ou água, pode ser oferecido em forma de frutas, Prithvi ou terra são as flores e Akash ou espaço rodeia e acolhe todo o altar.

Muitas e diferentes divindades podem marcar fases diversas de sua vida. Ganesha, Buda, Shiva, Lakshmi, Jesus, não importa qual imagem e religião ou crença, o importante é que elas tenham algum significado para você. Altares com vista para o jardim e com plantas criam uma importante conexão com a natureza. E lembre-se: qualquer outra imagem ou símbolo que tenha um significado pode ser colocado. Eu por exemplo tenho uma forte relação com as tartarugas, e elas estão lá juntas de Ganesha, Shiva e Durga.

Faça de seu altar seu canto sagrado de comunhão com a paz e com o divino dentro de você!

“O Deus que há em mim saúda o Deus que há em você”.

Namastê!

14 comentários:

Patricia Torres disse...

WOW.. the altar is so pretty... For some reason the translation did not work.. Will try again later!

Aditi disse...

Very beautiful! And you are right, incorporating whatever you feel connected to, into your altar, is very important.

caterina foi passear... disse...

Olá Fernanda!
Que lindo o seu blog! Amei esse post.
Tenho um pequeno altar em casa. Tenho várias imagens, muitos santos de devoção, Jesus Cristo e Nossa Senhora, Buda, Ganesh e a Guanyin(ou Chenrezig).
Sempre que faço orações ali tenho sensação de leveza e harmonia.

Beijos pra vc! Namaskar

Fernanda R. Lima disse...

Oi Caterina,

Que bom que gostou! Ter um altar em casa é uma delícia não é mesmo? Que bom que vc também tem o seu cantinho sagrado!

Venha sempre.

Namaskar!

Anônimo disse...

Olá Fernanda!

Desde de que descobri o teu blog, todos os dias o visito, é inspirador!

Adorei a ideia de criar o nosso próprio "cantinho" já comecei o meu!

Obrigado por tudo o que tens transmitido...é lindo!

Namastê.

Daniela.

Anônimo disse...

Sempre visito seu blog, que conheci por meio do
de sua mãe (que também sempre visito).
Parabéns, gosto muito de "passar por aqui..."
Namastê,
Ana Ribeiro

Fernanda R. Lima disse...

Olá Daniela e Ana,

Fico mto feliz por gostarem do blog, ele é de vocês!

Venham sempre.

Namastê!

Ricardo disse...

hj começei a montar meu altar, ñ sei c é impressão minha mais estou me sentindu muitu mais leve e confiante, eu queria saber c é bom mesmu colocar um copo com leite c puder responder sera d bom tom.

Namastê!

Anônimo disse...

Obrigada pela dica, eu tbm acho que a melhor forma é a simplicidade e a intuição,suas dicas são valiosas ...

Unknown disse...

Oiii qual o seu blog? Quero visitar bjs e feliz ano novo!

silvinha melonio disse...

Estou começando a montar meu altar, estou me sentindo muito bem.Adorei o seu blog, me esclareceu algumas dúvidas.

Obrigada!!!!

lyne Lyne guima disse...

Gostei mto deste blog namaste

lyne Lyne guima disse...

Olá mto bom blog!!

jack santos disse...

Bom dia, adorei seu blog! Vc mim ensina a montar meu altar Ganesh? Os materiasis nessario.