quinta-feira, 14 de maio de 2009

A Deusa Durga


Tenho uma ligação com a deusa Durga desde a minha primeira viagem para a Índia. Foi lá que conheci melhor essa manifestação de Shakti, essa deusa guerreira tão adorada. Para mim todas as divindades representam arquétipos de forças que temos dentro de nós. Então ela me lembra que sou guerreira, que tenho o poder de alcançar meus objetivos e também de eliminar os meus medos. Abaixo uma explicação mais ampla sobre essa deusa tão poderosa.


Durga, em sânscrito significa "Aquela que é incompreensivel ou difícel de acessar". A deusa Durga é uma forma de Shakti adorada pela sua graça mas também pelo seu aspecto terrível. Mãe do Universo, ela representa o poder infinito do universo e é símbolo do dinamismo feminino. Ela também é chamada por outros nomes, como Parvati, Ambika e Kali. Na forma de Parvati, ela é conhecida como a divina esposa de Shiva e é mãe de Ganesha e Karttikeya. Também conhecida como a destruidora dos demônios, ela é cultuada durante um festival que acontece anualmente na Índia chamado Durga Puja.

Ela geralmente tem dez braços e está montada em um leão, por isso também é conhecida pelo nome Simhavahini "Aquela que anda do lado do rei das feras". Ela está sempre vestida com roupas vermelhas ( cor que representa o poder feminino de Shakti) e muitos ornamentos. Seus cabelos estão presos a uma coroa (karandamukuta) e são longos e escuros. As suas várias armas refletem a sua eminente supremacia e permitem a ela o controle do universo. A energia de Durga existe eternamente no coração de seus devotos. Como poder de Shakti, ela molda, nutre e dissolve nomes e formas, e como energia sutil ela é chamada de Kundalini, aquela que ilumina os nossos sete centros de consciência chamados Chakras.

A deusa Durga matou o poderoso demônio Mahish e todos os seus comandantes. Portanto quando forças demoníacas criam o desequilíbrio do universo, todos os deuses se unem criando uma poderosa força divina chamada Shakti ou Durga.


**Texto traduzido por mim do site Durga Puja.
** Imagens:. Durga Puja e Flickr

3 comentários:

Linda-Sama disse...

OM KALI MA!

I'll flying from Chennai to Kolkata next year then on to the Mela in Haridwar. It will be a very shakti filled trip!

Fernanda R. Lima disse...

For sure! I´m planning my trip to India.. but i´ll be there next year also...

Who knows, maybe we can meet..

Namaste!

Peterson Munguia Da Costa disse...

namaste!!!!