segunda-feira, 6 de abril de 2009

O verdadeiro sentido da Swastika


Nesses últimos dias, estive super corrida com a minha mudança de casa. Foi uma correria , mas também uma delícia decorar a casinha nova com tudo novo e com a minha cara. Tenho vários panos que trouxe da Índia, e ao escolher qual deles pendurar na porta do quarto, minha mãe observou que tinha uma Swastika entre pavões e deuses. Ela me olhou com uma cara de exclamação e me perguntou se isso realmente dava sorte. Claro, que assim como ela muita gente desconhece o verdadeiro significado desse símbolo milenar, usado de maneira tão errada pelos nazistas. Na Índia ele é visto em todos os lugares e é altamente auspicioso. Para esclarecer esse assunto, fiz uma pesquisa e achei esse texto abaixo. Ele explica um pouquinho da origem e significados.


Veja que interessante!


O símbolo Hindu, sagrado do Swastika, vem sendo usado desde tempos imemoriais. A palavra “swastika” é de origem sânscrita, sendo composta de “su= bom; agradável” e “vasa ou vasu= habitação, moradia”. Por conseguinte, a palavra “swastika” é uma junção dos termos, tendo o significado de “boa habitação”. Contudo, o termo “swasti” significa “pacífico”, “calmo”, “reverências”, “respeitos”. Também “asti” é o verbo ser, podendo significa “ser bom”. Era costume do exército indiano do passado utilizar-se da forma da cruz swastika movendo-se no sentido horário, mantendo o centro de concentração para defesa.

A forma da cruz Swastica era empregada na construção de fortes de defesa, tendo, portanto, um sentido de proteção e defesa. A sua relação com o semideus do Sol, Suryadeva, fez-se de modo direto, uma vez que o sol é sinal de boa fortuna, saúde, sorte, felicidade, bem como proteção contra a escuridão, que no Hinduismo tem o sentido duplo de falta de luz e de conhecimento. O símbolo do Swastika ocupa o segundo lugar em utilização por entre os Hindus. Em todos os lugares podemos encontrá-lo, como marca de proteção. Se aconselha que em todas as janelas tenha um Swastika, para a proteção do lar. Junto com a deusa da fortuna, Lakshmi (com as marcas das Suas solas dos pés), constitui um poderoso símbolo de fé por entre os Hindus.

O swastika é um ideograma milenar. Provavelmente ele foi preservado até nós através dos povos do vale dos rios Tigre e Eufrates, bem como do vale Indu. Com certeza, este símbolo possui muito mais de 5.000 anos de existência. Ele tornou-se um símbolo comum entre os gregos, principalmente em Tróia, bem como no que hoje é a Turquia, tendo sido trazido pelos Hititas. Este sinal se encontra livremente usado em potes, vasos, cerâmicas, moedas, bem como em construções na antiguidade. Na Europa, há o conhecimento da Swastika ter sido utilizada pelos Celtas. Este símbolo aparece em escritas em pedras rúnicas, cerca de 1.000 a.n.e, e também combinado com outros sinais de cruz.

É fato comprovado que o swastika foi usado muitos milênios antes de ter sido apropriado pelos nazistas. Este símbolo representa boa sorte e prosperidade para os Hindus. Contudo, em cada povo que existiu na antiguidade, ele foi usado como símbolo de auspiciosidade, sendo, bem por isso, um símbolo universal, sendo usado pelos índios americanos, Hindus, Budistas, Vikings, Gregos, Romanos, Celtas, Aglo-saxônicos, Maias, Aztecas, Persas, Cristãos, bem como por tribos neolíticas. Há até mesmo menção de ter sido encontrado, lado a lado com a estrela de David, dentro de sinagogas no passado, antes do seu uso com conotação negativa.


Obs:.Pessoal, andei muito ocupada semana passada e não tive tempo para postar... mas as coisas já se acalmaram e o blog vai voltar à sua rotina normal... ;-)

3 comentários:

Patricia Torres disse...

well done!! very informative!! thank you!

Anônimo disse...

felicidades em sua nova morada. q ali só entre o q há de bom nessa vida... mas se entrar algo nem tão bom assim, q ali dentro seja transformado no q há de mlehor.

Sati Kaos disse...

Ola, qual é a fonte desse texto?
Namaskar