quinta-feira, 12 de março de 2009

Receitinhas Ayurvédicas de Saúde


Para o Ayurveda, o princípio básico de saúde está ligado ao agni. O agni é o nosso fogo digestivo, é ele que digere os alimentos e os transforma em nutrientes para o corpo, mas é ele também que digere as nossas emoções, estímulos e sensações. Então, é importante que nossa alimentação e nossas emoções estejam equilibradas para se ter saúde. Tudo o que captamos com os nossos cinco sentidos deve ser metabolizado, senão vira ama ou toxinas geradas pelo excesso de alimentos, pensamentos e emoções. Para se ter uma boa saúde também é essencial que as horas de sono estejam em dia e nunca comer sem estar com fome.

Para manter o agni equilibrado, existem umas receitinhas super fáceis de fazer. A única coisa necessária é uma boa dose de disciplina, item fundamental no Ayurveda e na vida.


Receitinha 1: Água morna

Ingerir pela manhã (entre 6 e 10 da manhã que é a hora Kapha do dia) em jejum, um copo de água morna com gotas de limão e esperar meia hora antes de comer. Para quem for Vata colocar uma pitada de sal, para os tipos Kapha um pouquinho de mel e para quem for Pitta só o limão mesmo. A água morna ajuda a digerir as toxinas (ama) do dia anterior e que não foram metabolizadas durante a noite. E o limão, o sal e o mel estimulam o agni, que costuma estar fraco pela manhã.


Receitinha 2: Gengibre/Sal e Limão

Antes das principais refeições, é bom estimular o agni para uma digestão completa.
Trinta minutinhos antes do almoço e jantar, corte uma fatia fina de gengibre, pingue algumas gotinhas de limão e coloque uma pitada de sal e mastigue. É bom também para quem está gripado, ou com excesso de muco (Kapha). Pessoas com irritação no estômago (Pitta), devem evitar de fazer todos os dias.

Faça disso uma rotina diária, e perceba uma maior vitalidade e bem estar na sua vida!


Namastê!

5 comentários:

Tati Maha Padma disse...

Oi, Fernanda, sou sim.
Meu primeiro professor (e ele tem grande responsabilidade na minha entrada para este universo yogui )foi o Pedro Melo Franco. Voce com certeza o conhece. Ele é do Ciymam também, pelo menos era, não sei agora...
Como voce, também gosto muito da cultura Hindu!
Bjs

Fernanda R. Lima disse...

Oi Tati, conheco sim... o Pedro da aulas no Ciymam... que legal!

;-)

Bjos!

Gustavo Cunha disse...

Namaste.

Estes procedimentos já fazem parte do meu dinacharya. Bendito David Frawley.

Tudo de OM!
G

paula disse...

Fefe amiga, vou adotar a receitinha 2... já costumo tomar 1litro de agua fervida com gengibre e me sinto otima! mas agora vamos ajudar o sistema digestivo ainda mais!
beijinho e esta lindo o teu blog!
Paulinha

Fernanda R. Lima disse...

Paulinha querida, fico mto feliz qdo vc vem aqui ;-)

Que bom, faz sim pois essas receitinhas fazem um bem enorme pra gente!

bjo!