sexta-feira, 20 de março de 2009

ABC Ayurvédico dos Alimentos:. Legumes

LEGUMES


PROPRIEDADES ENERGÉTICAS E GERAIS
Os legumes são geralmente agradáveis e com um sabor não muito forte, uma
energia razoavelmente equilibrada e um efeito pós-digestivo doce. Eles constituem um
grupo mais diverso que as frutas e têm numerosas sub-categorias importantes. Eles são
geralmente sáttvicos, mas menos que as frutas.

Os LEGUMES de RAÍZ têm normalmente uma energia mais pesada e nutritiva.
Eles são, por isto, melhores para Vata mas mais propensos a agravar Kapha.

Os LEGUMES de FOLHAS ou VERDES são geralmente mais leves e mais
secos, normalmente melhores para Kapha e Pitta, mas mais propensos a agravar Vata.
Eles possuem frequentemente propriedades purificadoras do sangue.
A família das COUVES encontra-se nesta categoria.

Os LEGUMES PICANTES como as cebolas ou pimentas são melhores para
Vata e Kapha, mas tendem a agravar Pitta pela sua natureza quente. Eles têm
propriedades rajásicas ou irritantes.

As SOLANÁCEAS, como os tomates ou batatas, podem provocar alergias
alimentares nos tipos Vata e Pitta, embora nem sempre sejam desaconselhadas para eles.
Esta propriedade é reduzida ao serem cozidos.

LEGUMES DIURÉTICOS
Alguns legumes são diuréticos ou têm uma natureza secante sendo, por isto,
particularmente bons para Kapha. Estes incluem as cenouras, o aipo, a alface,
salsa, folhas de coentros, agriões, aspargos, brócolis e batatas.

LEGUMES NUTRITIVOS
Muitos legumes, como os legumes adstringentes ou as folhas, contêm vitaminas
e minerais importantes mas não contêm fortes propriedades construtoras, visto que têm
uma natureza bastante leve. O mesmo se aplica para os brotos de alfalfa, a um ponto
até mais elevado. Os legumes mais construtivos com grandes valores nutritivos são as
raízes. Os legumes nutritivos, geralmente bons para Vata ou condições deficientes,
são as batatas, batatas doces e cenouras.

PREPARAÇÃO
Os legumes crus são melhores para Pitta, exceto se o seu Agni estiver baixo.
Cozidos são melhores para Vata e Kapha. Os sucos de legumes têm uma natureza
mais fria, sobretudo se forem tomados frios, são mais leves e podem agravar Vata.

Os legumes cozidos com óleos e especiarias são melhores para Vata.
Os legumes fritos são mais propensos a agravar Pitta e Kapha.
O uso de sal nos legumes é melhor para Vata.
Os pickles são melhores para Vata mas podem agravar Pitta e Kapha.
Os legumes enlatados têm uma natureza mais tamásica e tendem a agravar todos os humores.
Os legumes congelados são melhores que os enlatados mas também perdem energia.

COMBINAÇÕES
Como os legumes têm um sabor bastante suave, eles combinam-se bem com outros alimentos, exceto as frutas e outros açúcares simples.
A maioria dos legumes leves cozidos, como a família das couves, associam-se bem com cereais integrais como o arroz e a massa, que também funcionam como antídoto.

MOMENTO
A maioria dos legumes são melhores na sua época. Os legumes verdes ou com
folhas são melhores na Primavera e Verão. As raízes são melhores no Outono e Inverno.
Os legumes crus são melhores no final da Primavera e Verão e os legumes cozidos no Inverno.

ANTÍDOTO
A natureza fria dos legumes frios pode ser neutralizada com especiarias como o gengibre, alho e cebolas, assim como o vinagre, alho, óleo e molhos picantes.
A natureza seca dos legumes leves como a família das couves pode ser neutralizada pelo cozimento em óleo, manteiga ou ghee.

4 comentários:

Gustavo Cunha disse...

Namaste,

Que informação útil Fernanda.

Eu gostaria de experimentar alguns preparados rasayana como Triphala, Brahmi e Ashwaganda em pó ou pastilhas. Sabes onde posso comprar isso?

Harih Om,
G

Fernanda R. Lima disse...

Oi Gustavo,

Sei aonde pode ser comprado aqui no Brasil, mas em Portugal preciso me informar.

Tente entrar no site do Dr. Rugue, quem sabe tem alguma informacao.

http://www.suddha.net/

Hari Om

Fernanda

Cíntia Anira disse...

Parabéns pelo blog. Muito bom!
Abs

Gustavo Cunha disse...

Namaste Fernanda,

De facto, no antigo site do Dr. Rugue tem um link para a relação de artigos da farmácia Kalayasa em 2005.

E no novo site em http://suddha.org/in/ já não tem mais isso.

De qualquer forma, vou enviar email para eles.

Om Shanti,
G