sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Across the Universe





Entre no mundo fantástico de Shilo, artista indiana que mistura poesia, ilustrações e fotografias com um olhar muito sensível.
Lindo, lindo, lindo!







quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Aarohi Singh







Quando vi o trabalho da artista indiana Aarohi Singh fiquei apaixonada!
Adoraria ter alguns desses objetos lindinhos e coloridos na minha nova casinha!
Para saber mais sobre o trabalho dela clique aqui.

Esclarecimento

É com muito pesar que deparei-me na quinta-feira passada com a chamada de primeira página e matéria no Estado de São Paulo no caderno Cidades - sobre o lamentável episódio ocorrido com os alunos do Prof. Cristóvão Oliveira em seu centro.

Nós, profissionais responsáveis e que lutamos incansáveis com yoga para melhorar o bem-estar das pessoas, seremos indiretamente prejudicados quando uma reportagem deste porte cita um KRYA, ( no jornal, escrito "cria" ) como um procedimento irresponsável, que faz uso de substâncias laxativas ingeríveis (no jornal " o delegado abiru um inquérito de tráfico de drogas").

Em momento algum desde que me conheço estudiosa do YOGA e AYURVEDA aprendi a fazer KRYA utilizando chás laxantes como o de SENE, como parece ter sido o caso.

Se este profissional assim o fez, ele está praticando algo individual que foge completamente ao que conhecemos como procedimentos clássicos do YOGA. Na verdade não está de forma alguma praticando YOGA. Entendemos que práticas com este tipo de orientação prevêm a participação e o acompanhamento de médicos, fugindo da esfera das práticas simples e inócuas do YOGA.

Decidi me manifestar, no sentido de tentar esclarecer à população de que YOGA não compreende práticas prejudiciais e perigosas à saúde. Muito pelo contrário!

O Prof. Marcos Rojo juntamente com sua equipe, está elaborando uma resposta em réplica à reportagem do ESTADÃO e solicitou que os demais professores tomem um tempinho e redijam seu posicionamento contra esta matéria a fim de desfazer quaisquer mal-entendidos que possam vir a ocorrer maculando o nome do YOGA.

Conto com a colaboração de todos vocês professores e amantes do YOGA.

Namastê!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Cores e texturas

Verdade

Sempre buscando a verdade.


Face of Truth


Hiranmayena patrena satyasyapihitam mukham;
Tat tvam, pusan, apavrnu, satya-dharmaya drstaye.


The Face of Truth is covered
with a brilliant golden orb.
Remove it, O Sun, so that I who am devoted to the Truth may behold the Truth.




Upanishads - The Crown Of India's Soul

~Sri Chinmoy

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Dica


Para amantes do Yoga indico esse livro (link) que descobri no último final de semana. Livro de fotos belíssimas feito pelo pessoal da revista Yoga Journal americana. São vários professores renomados em mais de 400 posturas. É um livro de arte/fotografia do Yoga, daqueles que devem ser apreciados aos poucos. Não percam!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Inspiração


"Beauty is truth's smile when she beholds her own face in a perfect mirror".

"Beauty is in the ideal of perfect harmony which is in the universal being; truth the perfect comprehension of the universal mind".


~Rabindranath Tagore

Ayurveda para Gestantes


Meninas! Para quem está grávida, ou está planejando um baby em breve e quer se cuidar com tratamentos deliciosos e naturais, não deixe de conhecer o nosso programa para gestantes*.



A beleza no contexto Ayurvedico é composta de 3 fatores: um interno, um externo e um secreto. Quanto mais corretamente nutridos estamos nos aspectos físico e mental, mais radiantes nos tornamos, tambem física (qualidade da pele, cabelos, contornos do corpo) e mentalmente (serenidade, clareza mental, inteligencia) e então cumprimos o terceiro fator, o secreto, que pode ser traduzido como: equilíbrio.

“A Ayurveda objetiva adicionar vida aos anos, não somente anos a vida”, portanto o conceito de rejuvenescimento é muito mais amplo do que costuma-se adotar no ocidente, um movimento também interno, não puramente estético. E para as gestantes não podia ser diferente, afinal é uma das fases mais importantes na vida de toda mulher.

* Acompanhamento de beleza e bem estar para gestantes: Massagem especial para mãe e bebê, orientação nutricional e de rotina para este período especial, uso de cosmética natural e óleos elaborados para cuidados pré e pós natal, visando resguardar ao máximo o equilíbrio não somente da mamãe, mas do bem vindo bebê.

Para mais informações clique aqui

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Savasana

Krishnamacharya, professor de Pattabhi Jois e B.K.S Iyengar, ensinou para cada um dos seus alunos o mesmo significado do Savasana, a postura final das aulas de Yoga considerada a principal e mais importante entre muitas. Existe uma frase de Pattabhi Jois que diz muito sobre essa postura tão significativa: "...every day, a little bit dying."

No final da nossa prática nós deitamos, de barriga para cima e respiração tranquila para o nosso Savasana. Por muitos é dita como a postura mais difícel da prática, pois colocamos mente e corpo em um estado de "morte". Não estamos dormindo e também não estamos ativos.

Ficamos num estado de dormência presente.


Quando somos iniciantes na prática de Yoga, esse asana é visto como sendo apenas um momento de descanso depois de muitas torções e alongamentos. Mas aos poucos nos damos conta que é bem diferente disso.



Em Savasana, nós nos desconectamos de qualquer técnica de respiração e simplesmente deixamos o ar passear livremente na inspiração e expiração. Assim revelamos todo o prana alcançado durante a prática. Esse prana percorre os canais de energia do corpo gerando uma sensação de vibração e calor. Quando a respiração está livre, a mente fica livre. Quando respiramos naturalmente a mente entra no seu estado natural.


Yoga Chitta Vritti Nirodha : "Yoga é a cessação (nirodha) dos vórtices (vrittis) da substância mental (chitta)".


Savasana é a arte de praticar a nossa volta à consciência universal.
Ou como se fala na filosofia Samkhya voltar para Purusha ou Brahman, o absoluto.


Por isso tudo, na próxima vez que você estiver em Savasana durante a sua prática, preste atenção em todas as suas sensações. E se deixe levar. Vários insights podem ocorrer nessa hora, e eles são preciosos.


Namastê!

Yoga Teacher Training

Farei esse curso no ano que vem e resolvi indicá-lo para vocês. Não percam!

Programa de formação de professores que traz a união harmoniosa dos princípios de Anusara Yoga e dos ensinamentos de Ayur-yoga; uma jornada transformadora rumo ao coração do yoga.


Venha se unir a Márcia De Luca e Greta Hill em um extensivo programa de treinamento que vai expandir sua mente, abrir seu coração e transformar sua vida. Este programa único mistura com grande harmonia as ciências irmãs Ayurveda e Yoga, para conduzi-lo mais a fundo em seu processo de crescimento e em seu preparo para ensinar. O treinamento será composto por 9 finais de semana durante 2009, e contará com a presença de convidados especiais como David Frawley, entre outros.

Para mais informações, clique aqui.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Mystic India

Nas minhas pesquisas pela internet, descobri esse incrível épico sobre a Índia.
O filme ( link) conta a história de um menino yogi de 11 anos, que andou 12,000 km sem parar durante 7 anos, descalço e sem roupas chamado Neelkanth. Tudo começa no ano de 1792, quando ele foi dos Himalaias até o sul do país numa viagem de muitas descobertas.
O mais impressionante é que foi inspirado numa história real.

A mensagem principal do filme é que pode existir Unidade na Diversidade, e que nós somos uma única família, capazes de viver juntos e integrados. Lindo não?

Abaixo algumas belas imagens do filme.







Ah, e não deixe de assistir o trailer:

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O poder dos Chakras


Uma profunda prática de Yoga pode "acordar" a sua Kundalini. A Kundalini é uma forte energia escondida dentro de nós, que tem a habilidade de revelar o nosso potencial espiritual. No seu estado adormecido, uma mera fração de sua energia é usada nas nossas funções psicológicas. Quando ela é revelada, desenvolve a nossa capacidade de consciência cósmica, nos levando a lugares inimagináveis.


Os centros de energia conhecidos como os chakras, são ativados pela Kundalini.
Chakra quer dizer roda ou círculo que gira. Os chakras são importantes para a Ayurveda, particularmente em relação ao Prana (energia vital) e a mente. Pelo aumento de Prana no corpo, os chakras giram corretamente e nossa mente alcança o equilíbrio.


A repetição dos mantras é uma ótima maneira de aumentar prana em nosso corpo.
Os mantras ligados aos chakras são altamente recomendados. Chamados de bija mantra (som raiz, em sâncrito), eles atuam no equilíbrio dos setes pontos de energia localizados da base da coluna até o topo da cabeça. Quando colocamos a nossa intenção e atenção nesses pontos, entoando os mantras, permitimos que a energia vital flua livremente.



  1. Sahasrara Chakra - Responsável pela consciência universal, localiza-se no topo da cabeça. BIJA MANTRA : OM

  2. Ajña Chakra - Responsável pela nossa consciência espiritual, localiza-se entre as sobrancelhas. BIJA MANTRA: SHAM

  3. Vishudda Chakra - Responsável por nossa criatividade, localiza-se na garganta. BIJA MANTRA: HAM

  4. Anahata Chakra- Responsável pela nossa respiração e percepção de amor, localiza-se no coração. BIJA MANTRA: YAM

  5. Manipura Chakra - Responsável pela nossa força de vontade, localiza-se na região do umbigo ou plexo solar. BIJA MANTRA: RAM

  6. Swadhisthana Chakra - Responsável pela nossa sexualidade e sensações, localiza-se na região genital. BIJA MANTRA: VAM

  7. Muladhara Chakra - Responsável pela nossa segurança e estabilidade, localiza-se no períneo. BIJA MANTRA: LAM

A repetição desses sons de poder tem a capacidade de fazer os chakras vibrarem novamente em sintonia com seus órgãos correspondentes. Não deixe de fazer esse exercício de pura vibração!

Fonte: Os livros Yoga e Ayurveda de David Frawley e Ayurveda - Cultura de Bem Viver de Marcia de Luca.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Pensamento do dia


"The most important lesson that man can learn from his life is not that there is pain in this world, but that it depends upon him to turn it to good account, that it is possible for him to transmute it to joy".

~Rabindranath Tagore

Be the change...



Uma loja de decoração holística? Quando eu entrei no site da ABC carpet&home, fiquei surpresa de ver tal mistura. Logo na página inicial uma frase de Gandhi "Be the change you want to see in the world".




Pelo visto é o que eles fazem por lá. Eles têm uma proposta muito legal, tudo é artesanal, feito com fios orgânicos, tecidos de pura qualidade e com muito bom gosto. Muitas influências orientais, da Índia, Marrocos e Tailandia nos móveis, tecidos e objetos.

Nunca tinha visto uma loja de decoração com conceitos de PAZ, AMOR E UNIÃO tão fortes.
Vale a pena conhecer.

Obs: Dica da Kika, do blog Oficina de Pintura. Tks!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Baby Yogi





Roupinhas ecológicas para futuros "yogis". Não é lindinho?