segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Kurma - Tartaruga Real

Eu sempre tive uma relação com tartarugas. Quando era pequena, minha mãe me comprou uma e colocou no jardim. Disse que era para curar a minha bronquite.

E não é que nunca mais eu tive nada?

Descobri alguns anos atrás, através do Xamanismo que elas tinham um significado enorme e uma forte ligação com o elemento terra.

Quando soube que existia uma divindade no Hinduísmo relacionada com elas fui logo procurar entender mais. E o mais interessante é que existe um ásana do Yoga com o nome de Kurmasana.

Kurma em sânscrito significa tartaruga. E também é o segundo avatar do deus Vishnu.

Nesse avatar, Vishnu toma a forma de uma tartaruga. Kurma é representado com a parte de baixo sendo uma tartaruga, e a parte de cima sendo um humano. Na parte de cima, Kurma é representado com quatro braços, cada um segurando um atributo (os mesmos de sua forma original).

Nos Vedas, as escrituras sagradas da Índia é dito que Kurma se manifestou para que o batimento do oceano pudésse ser concretizado. Nessa forma, Vishnu salvou os Devas da mortalidade e de sua perda de poder para os Assuras. Salvando assim, a espécie humana.


Ardha – Kurmasana
  • Proporciona relaxamento físico e mental
  • Alivia e cura problemas de indigestão.
  • Alonga a parte inferior dos pulmões.
  • Aumenta a circulação sangüínea no cérebro.
  • Fortalece a musculatura abdominal.
  • Aumenta a flexibilidade das articulações dos quadris, escápulas, deltóides

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Livros, não vivo sem eles...


Eu, (como vocês podem perceber) sou apaixonada pela Índia e suas culturas como Yoga e Ayurveda. Recentemente estive na Índia e já fui sabendo que compraria muitos e muitos livros sobre esses assuntos. Acabei comprando mais de vinte! É impossível não ficar doida lá, com a quantidade de opções e preços ridículos. E claro que não li todos, mas sei que eles estão lá me esperando. É sou assim, louca por livros e por aprender um pouquinho mais a cada dia. E mesmo com todos esses livros, eu acabo dando umas espiadas na Amazon, e sempre acho alguma coisa nova e interessante.

Esse livro é o meu mais novo desejo. Chama-se The Indian Spa e é o primeiro livro de capa dura que fala sobre os melhores Spas e Resorts de tratamentos típicos da Índia. Tem fotos lindas e é super completo! Para quem gosta de descobrir esses oásis de bem estar pelo mundo é uma boa dica. Eu já reservei o meu!

Dia colorido

Ah que saudades da Índia...

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Ghi - Ouro Líquido


Vejo muitos pacientes meus com muitas dúvidas a respeito do Ghi. O que seria essa manteiga clarificada, tão recomendada pela Ayurveda? Ela faz bem para a saúde? Como? Abaixo coloquei um texto explicando um pouquinho sobre esse líquido dourado que faz maravilhas.

Não deixe de ler!

Ghi (ghee) ou manteiga clarificada vem sendo utilizada na Índia há milênios de anos tanto na culinária como nos tratamentos medicinais milenares. A Ayurveda -medicina tradicional indiana - o considera um Rasayana ou seja, um alimento que promove longevidade e rejuvenescimento.

Ghi (ghee) é tradicionalmente produzido ao aquecer manteiga fresca, sem sal e sem adição de nenhum produto químico e de boa qualidade até que ela se torne um líquido dourado e translúcido e com perfume característico. Durante esse processo, a lactose coagulada e outros sólidos do leite são removidos, podendo então ser consumido por pessoas alérgicas à lactose.
Após a filtragem das impurezas, transforma-se em um óleo puríssimo. Graças a isso, o Ghi (ghee) suporta temperaturas superiores à da manteiga e de outros óleos sem criar toxinas.


O Ghi (ghee) é muito utilizado para cozimento. Realça o sabor e aroma do alimento, aumenta a absorção dos nutrientes e pacifica os três doshas (Vata, Pitta e Kapha).
A Ayurveda recomenda dourar rapidamente no ghi (ghee) os temperos a serem utilizados na refeição, pois isto ajuda a transportar a porção solúvel de lipídeo dos temperos para as membranas celulares constituídas de lipídeos. Por esta mesma razão, a Ayurveda usa o ghi (ghee) em várias fórmulas herbáceas, pois é um excelente condutor para as ervas. Funciona também como um conservante natural nesses produtos.
O azeite de oliva é famoso entre os nutricionistas ocidentais por ajudar a limpar os canais biliares e o fígado. De acordo com a Ayurveda, o ghi (ghee) tem o mesmo efeito, mas em todos os srotas (canais e condutos do organismo).

O Ghi (ghee) também aumenta a qualidade e quantidade de Ojas, o coordenador mestre entre mente e corpo. Ojas é necessário para o desenvolvimento do total potencial do ser humano, a iluminação.

Onde comprar: Ciymam, Ghi Brasil , Mundo Verde , Gopala Prasada

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Pensamento

"Every day we do things, we are things that have to do with peace. If we are aware of our life..., our way of looking at things, we will know how to make peace right in the moment, we are alive."
~Thich Nhat Hanh

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Vedanta



Nestes últimos dias, tenho tido muito contato com pensamentos do Vedanta. E que me fazem refletir bastante sobre vários aspectos do dia a dia. Confesso que sei bem pouco sobre o assunto, mas quero muito estudar e saber mais. Então resolvi colocar aqui um texto da Glória Arieira, profunda conhecedora do assunto e a pessoa mais indicada para falar de Vedanta aqui no Brasil.


Vedanta é uma tradição de ensinamento que leva cada um a descobrir que já é toda a felicidade que sempre buscou.

O objetivo da vida é a felicidade. É o que todos buscamos. Mas, tentando ser felizes, encontramos sempre este problema que é o conflito. Os conflitos não podem ser evitados, pois o mundo é dual. Nós temos sempre diante de nós várias opções e precisamos fazer nossas escolhas, o que requer muito questionamento. Em qualquer situação, mesmo nas menores coisas, o conflito está sempre presente. Pela manhã, precisamos decidir se levantamos logo que toca o despertador ou se esperamos um pouco mais, "só mais dez minutinhos". Ao sair de casa, a mesma coisa, "vou de carro ou vou de ônibus?; ou será que vou de taxi?; ou será que vou de carona com alguém?". A pessoa que fica em casa também tem seus problemas: "será que eu faço arroz ou será que eu não faço arroz?". Constantemente em nossas vidas temos de fazer opções e, ao decidir, ainda corremos o risco de concluir depois: "Não foi a melhor opção. Eu deveria ter escolhido outra coisa".

Entretanto, só existe conflito porque existe uma capacidade de escolha que é peculiar ao ser humano. Animais são guiados por instintos, e por isso não têm esse tipo de problema. Na verdade, eles parecem estar todos muito bem, sem problema nenhum. Um animal age sem escolha, guiado por sua natureza, sem questionamento e sem conflito. Um animal nunca pode ser muito diferente do que está programado para ser, mas um ser humano pode escolher, e só por ser capaz de escolher, pode escolher o melhor para si mesmo. Um ser humano pode escolher ser livre, escolhendo descobrir o Ser Real e preencher a sua vida. Esse momento é muito importante na vida de uma pessoa. É nesse momento que, na Gítá, Arjuna vira-se para Sri Krishna e pede shreyas. Shreyas é a liberação do sentimento de ser infeliz, limitado, um sofredor. A satisfação através dos sentidos é chamada preyas. É o que nós nos habituamos a buscar nas nossas experiências no mundo. Shreyas é o bem absoluto, a liberação - Moksha. O objetivo do estudo de Vedanta é o conhecimento do ser pleno essencial que já é cada um de nós. Passo a passo, Vedanta vai mostrar a cada um como, em si mesmo, cada um é essa felicidade que nós nos habituamos a buscar no mundo.

Para saber mais sobre Glória Arieira e Vedanta clique aqui.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Deva Premal no Brasil


Já que no último post falei de música, vou aproveitar para informar que a talentosa cantora Deva Premal e seu parceiro Miten, estarão aqui no Brasil em outubro e novembro e farão vários shows em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Florianópolis.

Em São Paulo o show será no Yoga Flow e também haverá um retiro em Maresias.

Deva Premal nasceu em 1970 na Alemanha, é uma das mais conhecidas cantoras de New Age e Mantras. Faz turnês desde 1991 no mundo todo e já vendeu mais de 600 mil álbuns.
Seus álbuns, The Essence, Love is Space, Embrace , Dakshina e Moola Mantra são os mais tocados em estúdios de Yoga e centros de bem estar no mundo todo.

Não perca o show dela em SP no dia 05 de novembro!!
Mais informações sobre os shows aqui.

domingo, 14 de setembro de 2008

Trevor Hall


Lendo a última edição da revista Yoga Journal americana, descobri esse jovem e talentoso cantor. Para Trevor Hall, música é meditação, uma expressão do amor e um meio de conectar as pessoas. Com uma imensa fascinação pela Índia, a maioria das músicas de seu último álbum foram inspiradas pela sua recente viagem por lá, aonde ele visitou inúmeros templos sagrados e ashrams. Ele diz sobre a viagem: " Eu me senti em casa, não tinha idéia do quanto eu ia gostar. Foi alimento para minha alma e todos os meus sentimentos foram transferidos para as músicas".
Para ver o último clipe dele clique aqui : http://www.youtube.com/watch?v=cjEQccgh_Cw

Vale a pena conhecer mais o trabalho desse moço tão inspirado pela cultura indiana.
Veja o site oficial aqui.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Yoga para TPM



Toda mulher já experimentou aqueles dias de pura ansiedade e tensão que antecedem a menstruação... (eu sou uma delas!). O bom é que o Yoga pode ajudar e muito nesses dias.

Algumas posturas mais relaxantes, outras mais estimulantes, de acordo com o que seu corpo estiver precisando. As posturas do Yoga ajudam a relaxar o sistema nervoso, equilibram o sistema endócrino e aumentam o fluxo de oxigênio e sangue no corpo, além de influenciar diretamente no funcionamento hormonal.

Posturas como Setu Bandha Sarvangasana e Dhanurasana estimulam o fluxo energético abdominal e pélvico e tonificam ovários e útero. Também ajudam a abrir o peito e produzem efeito estimulante e anti-depressivo.


Abuse dessa sabedoria milenar nesses dias, o seu corpo agradece!
Fonte: Revista Prana Yoga Journal

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Inspiração


Better indeed is knowledge than mechanical practice.
Better than knowledge is meditation.
But better still is surrender of attachment to results,
because there follows immediate peace.


- Bhagavad Gita

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Sri Yantra



O que seriam esses desenhos geométricos, em forma de mandala?

Os Yantras existem há mais de 2.000 anos na tradição do Tantra. Um Yantra é considerado no Yoga como o equivalente à mandala Budista. Sri Yantra é a mãe de todos os Yantras, pois todos os outros surgem a partir dele.


Sri Yantra é um desenho de nove triângulos interlaçados, centrados ao redor do Bindu (o centro do Yantra). Cinco triangulos voltados para baixo, representando o poder feminino ou Shakti e quatro triangulos voltados para cima, representando Shiva ou o poder masculino.

A viagem espiritual do homem, do estado de matéria até a iluminação suprema é mapeada no Sri Yantra. Essa viagem espiritual é representada como uma peregrinação, na qual a cada passo é uma evolução em direção ao centro, e a cada nível você está mais perto de seu objetivo maior, o encontro com a essência.
Cada circuito do Yantra, de fora para dentro do centro, corresponde a um ciclo da caminhada espiritual. O objetivo maior de meditar no Sri Yantra, é a capacidade de redescobrir sua essência primordial. Esses circuitos indicam as sucessivas fases do processo do SER.
Interessante e intrigante não acham?
Namastê!

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

+ Cameron

Veja o vídeo que conta um pouquinho + da vida de Cameron.

Yogi Cameron



Estava em casa, olhando a última edição da revista Elle americana, quando me deparo com uma matéria muito interessante. Um modelo famoso nos anos 80 e 90, larga tudo para se tornar terapeuta ayurvedico e professor de yoga. Uhmmm... nem preciso dizer que adorei!


Li toda a matéria e dei uma pesquisada na internet.



Bom, só o fato de ele ser MARAVILHOSO E ESPIRITUALIZADO já é um ótimo começo não?
Aqui um pouco da história e algumas imagens desse lindo homem...




O modelo Cameron Alborzian tem um dos rostos mais conhecidos no mundo da moda.
Foi par de Madonna no video Express Yourself e ilustrou inúmeras campanhas, comerciais e capas de revistas em mais de vinte anos de carreira. Trabalhou com nomes importantes como Valentino, Armani, Gucci e Dolce & Gabbana. Foi eleito o modelo do ano em 1990 e 1994.

Hoje Cameron está seguindo um novo caminho. Com uma grande habilidade de se conectar com as pessoas, está ajudando os outros nas suas jornadas pessoais de auto conhecimento.



Desde 2001, ele trabalha como terapeuta, estudando e treinando em centros e ashrams na Índia, Estados Unidos e Europa e ensinando em seminários, retiros e workshops pelo mundo todo.

Depois de passar meses em Kerala na Índia estudando Ayurveda e Yoga, ele decidiu transmitir esse milenar conhecimento para amigos e não parou mais.

Ele já escreveu livros e diversos artigos e aparece com frequencia na televisão, explicando sobre o mundo holístico.

No momento ele está trabalhando em um documentário sobre o modo de vida ocidental e a origem das doenças modernas e como tratá-las com Yoga e Ayurveda.

Para mais informações entre no site aqui.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

All you need is love


Para mim a melhor música dos Beatles.




Love, love, love.
Love, love, love.
Love, love, love.


There's nothing you can do that can't be done.
Nothing you can sing that can't be sung.
Nothing you can say but you can learn how to play the game.
It's easy.


Nothing you can make that can't be made.
No one you can save that can't be saved.
Nothing you can do but you can learn how to be you in time.
It's easy.


All you need is love.
All you need is love.
All you need is love, love.
Love is all you need.


All you need is love.
All you need is love.
All you need is love, love.
Love is all you need.


Nothing you can know that isn't known.
Nothing you can see that isn't shown.
Nowhere you can be that isn't where you're meant to be.
It's easy.


All you need is love.
All you need is love.
All you need is love, love.
Love is all you need.


All you need is love.
All you need is love.
All you need is love, love.
Love is all you need.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Beatles na Índia


Em fevereiro de 1968, Paul Saltzman foi para o Ashram de Maharishi Mahesh Yogi em Rishikesh na Índia para aprender a sua famosa meditação.




Seus momentos no Ashram foram profundamente transformadores. Enquanto estava lá, ele conheceu John, Paul, George e Ringo e passaram varios dias juntos. Durante esse período ele tirou muitas fotos.


Mas apesar dos Beatles terem permitido que os fotografassem, quando Paul retornou para casa guardou as fotos. Após trinta e três anos, sua filha descobriu as fotos guardadas no porão. São fotos inéditas e memórias pessoais desses tão famosos dias na Índia. Enjoy!


* Para mais informações entre no site.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Reflexão



Nessas últimas semanas, tive muitos contratempos, viagens, congresso e etc e de repente percebi que não estava fazendo a minha prática pessoal de Yoga.

A nossa tendência é dar desculpas, como a falta de tempo, a preguiça, os compromissos e deixar a percepção de si para depois.

Mas é tão importante nos conectar com o nosso íntimo. E também praticar tapas, auto esforço e disciplina. Só quando paramos por alguns segundos, é que percebemos o quanto somos ligados no 220.

Pare, respire e se conheça. Se permita esse relaxamento. Isso vale para todos vocês e claro para mim também. Por que Yoga é a união do ser em todos os níveis, mas para que essa união aconteça é preciso vontade e determinação.

Eu não posso viver sem esse carinho na minha alma. E você? Reflita e depois me conte.






Acima está o mantra para a Luz Suprema, Param Jyoti Mantra, o qual é um famoso mantra dos Vedas, Vedanta e Tantra. Nós podemos repetir foneticamente como:


OM HREEM HAMSA SO HAM SWAHA!


Esse mantra nos leva para o divino dentro de nós e sua vibração ativa nosso corpo, respiração e mente. É um ótimo mantra para energizar e revitalizar!
* Para mais informações sobre esse mantra e mais vá para o site do Dr. David Frawley aqui.