segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Nadi Shodhana

Nadi Shodhana é um dos vários exercícios de respiração (Pranayamas) do Yoga e é conhecido também como a respiração doce. Sua simples forma de alternar as narinas nas respirações pode ser adaptada aos iniciantes e avançados.

Nadi significa canal e se refere ao fluxo de energia por onde circula Prana. Shodhana é limpeza em sânscrito, então Nadi Shodhana significa limpeza nos canais de energia. Deveria ser feito todos os dias ao acordar, como um ritual. Beneficia a mente, diminui o stress e ansiedade, equilibra os lados esquerdo e direito do cérebro e promove um pensamento tranquilo.


Como fazer:

Com o polegar da mão direita, gentilmente tampe a narina direita e inspire pela esquerda. A respiração deve ser ampla mas tranquila. Agora tampe a narina esquerda com o dedo mindinho e libere a sua narina direita, expirando calma e profundamente. Inspire pela narina direita, tampe novamente e expire pela esquerda. Repita esse movimento sucessivamente.

Começe com 5 séries e vá aumentando até 10, sempre prestando atenção se não há esforço nas respirações. Lembre-se de manter a respiração tranquila. Faça antes da sua prática de meditação e repare como é ótimo para acalmar a mente. Também pode ser feito antes da sua prática de Yoga, ou em períodos de stress.


"Respiração é vida, por isso a arte de respirar de maneira atenta, refletida e comedida é uma prece de gratidão que oferecemos à própria vida."

~ B.K.S. Iyengar

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