segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Diwali

Na minha aula de yoga hoje, o meu professor Pedro Franco falou sobre o festival Diwali, o festival das luzes na Índia que acontece agora em outubro.

Pude aprender um pouquinho mais sobre essa comemoração.
É linda, todos acendem velas e as cidades ficam inteiras iluminadas.
Abaixo, um texto contando um pouco mais...



Festivais são no mundo inteiro ocasiões de alegria e celebração. Por toda parte do globo, toda nação, cultura e religião têm seus próprios festivais. Todos os anos, nas noites escuras de lua nova do mês de outubro ou novembro, os estouros dos fogos de artifício anunciam a celebração do mais importante festival dos indianos, o Diwali - a festa da luzes. As casas estão enfeitadas e doces, roupas novas e presentes são distribuídos. Milhares de lamparinas de barro iluminam as sacadas, escadas e muros das janelas criando um mundo de fantasia. De todos os festivais celebrados na Índia, o Diwali, é sem dúvida o mais fascinante. Entusiasticamente desfrutado por pessoas de todas as religiões, seu mágico e brilhante toque, cria uma atmosfera de fascínio e festividade. A celebração do Diwali na Índia é semelhante ao Natal no ocidente e tem, muitas lendas associadas, das quais as mais importantes são as seguintes:


- Neste dia a Deusa Lakshmi, que emergiu do oceano de leite trazendo consigo a riqueza e a prosperidade para os humanos, é homenageada. As pessoas acreditam que Lakshmi, a Deusa da prosperidade e da felicidade, visita casas durante a noite. Por isso, a adoração de Lakshmi é comemorada à noite, e as ruas e as casas são iluminadas para dar boas vindas a ela;

- O Diwali simboliza a vitória do bem sobre o mal representada na mitologia indiana pela figura do Deus Rama e do demônio Ravana;


- Nas áreas rurais, o Diwali significa Festival da Colheita que acontece ao término da safra do arroz. Como toda colheita conduz à prosperidade, os fazendeiros celebram com alegria e veneram Deus por lhes conceder uma boa safra.

A ocasião festiva também marca o começo do ano novo hindu. O Deus Ganesha removedor de obstáculos, símbolo de auspiciocidade e sabedoria, também adorado neste dia.

Nenhum comentário: