segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Sri Yantra



O que seriam esses desenhos geométricos, em forma de mandala?

Os Yantras existem há mais de 2.000 anos na tradição do Tantra. Um Yantra é considerado no Yoga como o equivalente à mandala Budista. Sri Yantra é a mãe de todos os Yantras, pois todos os outros surgem a partir dele.


Sri Yantra é um desenho de nove triângulos interlaçados, centrados ao redor do Bindu (o centro do Yantra). Cinco triangulos voltados para baixo, representando o poder feminino ou Shakti e quatro triangulos voltados para cima, representando Shiva ou o poder masculino.

A viagem espiritual do homem, do estado de matéria até a iluminação suprema é mapeada no Sri Yantra. Essa viagem espiritual é representada como uma peregrinação, na qual a cada passo é uma evolução em direção ao centro, e a cada nível você está mais perto de seu objetivo maior, o encontro com a essência.
Cada circuito do Yantra, de fora para dentro do centro, corresponde a um ciclo da caminhada espiritual. O objetivo maior de meditar no Sri Yantra, é a capacidade de redescobrir sua essência primordial. Esses circuitos indicam as sucessivas fases do processo do SER.
Interessante e intrigante não acham?
Namastê!

Nenhum comentário: