quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Mudras, os gestos do Yoga


O que são aqueles gestos chamados de mudras? O que eles significam?


Mudras são gestos ou posições feitas com as mãos, que concentram e guiam o fluxo de energia e fazem com que se reflita nas ondas cerebrais. Pelos diversos movimentos das mãos e dedos, nós podemos nos conectar com o nosso corpo e mente já que cada área das mãos é interligada com alguma parte do corpo ou mente.


São muito usados no Yoga e nas danças indianas, pois fazem uma reverência a vários aspectos das divindades hindus e da natureza. Tanto os yogues como as dançarinas hindus dedicam muitos anos aprimorando-se na prática dos mudras, que exige treinamento e concentração nos detalhes.


Os mudras não são exclusivos da Índia. São encontrados em muitas tradições espirituais do oriente e do ocidente. Os budistas, os sufistas, islamitas e também os cristãos usam os mudras, como apoio para suas orações e práticas espirituais.


Os mudras são ligados ao fluxo das energias, tanto na mente como no campo energético, e fazem correspondência com o corpo físico, especialmente por meio do sistema endócrino e do sistema nervoso simpático e parassimpático. Para o físico indiano e estudioso do Yoga, Harbans Lal Arora,"eles produzem efeitos fisiológicos e psíquicos benéficos, proporcionando a saúde psicossomática, o equilíbrio dinâmico e a harmonia interna".

A palavra sânscrita mudra deriva de duas raízes, mud e ra, tendo diversos significados. Pode ser traduzida por deleite, alegria ou prazer, pois ao conectar as correntes de energia solar e lunar nos canais e centros energéticos ou psíquicos do praticante, esse experimenta a consciência do prazer.


Não é lindo o que podemos fazer e sentir apenas com movimentos das nossas mãos?

Fonte: yoga.pro.br

Um comentário:

Carla disse...

Lindo mesmo!
Estou a descobrir as mudras e estou adorando...
Abço.
Carla