terça-feira, 19 de agosto de 2008

Jala Neti


Você já ouviu falar de Jala Neti? Para os adeptos do Yoga é um assunto bem familiar, mas para quem não é assim um praticante muito assíduo deve achar esse nome estranho.

A irrigação nasal é uma técnica ayurvedica muito antiga, e conhecida como Jala Neti que literalmente significa limpeza nasal com água em sânscrito, aonde o praticante usa o Neti Pot ( potinho especial para isso) para fazer a irrigação. Até a medicina alopática já apoia e recomenda esse tipo de limpeza, que ajuda e muito pessoas com sinusite, enxaqueca, rinite e problemas das vias aéreas superiores em geral.

O Jala Neti ainda é pouco conhecido na nossa cultura, mas é uma prática muito comum na India e outras áreas do sul da Ásia, fazendo parte da rotina matinal assim como escovar os dentes. É praticada todos os dias pela manhã, junto com outras práticas de limpeza, ou no fim do dia para quem mora em cidades muito poluídas (como nós).


O Neti Pot pode ser comprado em qualquer escola de Yoga, e já vem com todas as instruções.
É super fácil de usar, e faz maravilhas para a saúde.


Ao invés de ficar tomando antibióticos ou usando aqueles sprays para o nariz, que tal tentar esse procedimento simples e natural mas muito eficaz? Eu garanto que vocês vão gostar.


Inclua essa maravilhosa técnica na sua rotina e respire melhor!

Namastê!


Para maiores explicações eu recomendo o livrinho Neti do Dr. David Frawley.
Pequeno no tamanho, mas enorme em informações.

4 comentários:

Dâmokles disse...

Olá,

desde que tive pela primeira vez uma crise forte de sinusite, minha narina direita obstrui com facilidade(varias vezes durante o dia e principalmente à noite). Porem, apos fazer pránáyámas ou atividades fisicas ela fica normal.
Bem, mas o ponto é, comecei recentemente a pesquisar sobre o jala neti e resolvi praticar, mas parei porque quando faço as lavagens a agua não flui bem pela narina direita e dá a impressão de ficar dentro do conduto nasal, e isso as vezes dá a sensação tambem que estou com água no ouvido direito (depois de algumas horas passa).

Devo continuar porque ela vai desobstruir e ficar cada vez melhor, ou devo parar de vez essa prática?

Muito Obrigado.

Fernanda R. Lima disse...

Olá Dâmokles,

Vc sabe se tem desvio do septo nasal? Pq muita gente tem e não sabe. Se for o caso, é normal que tenha menor espaço na sua narina direita. Mas o melhor a fazer é junto com a água e o sal das lavagens, pingue 2 ou 3 gotas de óleo de gergelim puro( prensado à frio). Isso ajuda na irrigação das narinas e tem maior absorção. Tente por alguns dias e continue com os pranayamas. Observe. Se o problema continuar seria bom vc fazer um tratamento chamado Nasya. Farei uma postagem sobre o assunto aqui no blog.

Obrigada por ter vindo!
Namaste!

Fernanda

Dâmokles Lira disse...

Olha Fernanda,

primeiramente quero agradecer pela sua resposta, depois, respondendo a questão do desvio de septo:
creio que não. Não tenho certeza absoluta, mas a questão é que essa obstrução só começou depois que tive a tal crise de sinusite (foi mais ou menos em julho de 2004), antes nunca tinha tido nenhum problema e depois do ocorrido, não levei nenhuma pancada que pudesse vir a desviá-lo.Mas de qualquer forma vou procurar verificar.

Bom, onde posso encontrar esse óleo? É em farmacia, mercados, etc.?
Aguardo anciosamente a sua postagem sobre esse Nasya.

Vou manter contato lhe informando sobre resultados.

Mais uma vez, muito obrigado pela atenção.

Dâmokles Lira.

Fernanda R. Lima disse...

Vc pode achar o óleo de gergelim puro nesse site: http://www.bysamia.com.br/
Aplique o óleo morno e não frio ok?

Quanto ao Nasya, não é um procedimento que vc possa fazer sozinho. Vc pode receber esse tratamento no Ciymam:
www.ciymam.com.br

Boa sorte!