quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Bharat Natyam

Esse estilo é a mais popular forma de dança clássica da Índia. É considerada a mais antiga de todas as formas sendo extremamente tradicional e conhecida por sua graça, pureza, e poses esculturais. Considerado a mãe de todos os estilos de danças clássicas indianas, o Bharathanatyam ou Bharat Natyam nasceu e se desenvolveu no Sul da Índia, no estado de Tamil Nadu, às margens do rio Kaveri (ou Cauvery) e calcula-se que sua idade remonta mais de cinco mil anos.



Apesar de sua Antigüidade, este estilo de dança ainda se conserva fresco e fascinante em sua riqueza de movimentos tradicionais, encanto estético e variedade de expressões.A palavra Bharatha tem sua origem em varias raízes. Bharatha é o antigo nome da Índia, Bharatha também é o nome do sábio ao qual o Deus Brahma concedeu as escrituras que regem a dança, o Natya Shastra, mas também é dito que a palavra Bharatha tem sua origem em Bha de Bhava (emoção), Ra de Raga (melodia ou modo musical) e Ta de tala (ritmo).




Foi aproximadamente na década de 30, no século XX, com o início do movimento de libertação da Índia, que alguns artistas se uniram para revitalizar esta forma de dança que em sua origem tinha o nome de Sadir.Sua origem é Templária e originalmente era dançado apenas por mulheres, chamadas de Devadasis, que pela tradição pertenciam ao Templo e eram completamente devotadas a arte.

O Bharathanatyam é composto de Nritta (dança pura ou abstrata) e Nritya (dança expressiva). O estilo de música que acompanha o Bharathanatyam é o estilo clássico Carnático e os instrumentos usados para acompanhar o vocal são: a flauta ou o violino, a Veena, a Tambura e como percussão para o ritmo dos pés, o Mrdungam e o Nattuvangan.


* Para saber mais sobre danças indianas eu recomendo o site da Patricia Romano.

Nenhum comentário: