quinta-feira, 24 de julho de 2008

Dica de livro

Como eu já disse aqui a Ayurveda é a medicina tradicional e natural da Índia, reconhecida mundialmente por sua profunda sabedoria e poderes de cura. É considerado um dos sistemas mais completos não somente de tratamento, mas também de prevenção de doenças, a também chamada ciência da longevidade tem como seu principal objetivo promover a saúde para a conquista da felicidade. Como não é um assunto amplamente divulgado, e ás vezes difícel de ser compreendido, resolvi dar uma dica de livro que pode ajudar ao leitor interessado em saber mais.



Escrito por Márcia De Luca, professora de yoga formada em Ayurveda pelo The Chopra Center, nos Estados Unidos, e por Lúcia Barros, jornalista, o livro Ayurveda - Cultura de bem-viver, lançamento da Editora de Cultura, oferece uma ampla visão desse sistema de cura, em linguagem acessível a todos e com ensinamentos práticos para transformar o dia-a-dia.

Em 328 páginas, o livro mostra que nossa constituição físico-psíquica - o chamado dosha -- define os tratamentos ayurvédicos indicados para nós. Há três doshas, que se combinam de forma única em cada pessoa: Vata, Pitta e Kapha. Nas pessoas Vata, por exemplo, o elemento predominante é o ar. Elas são alegres, criativas e ansiosas. Nos indivíduos Pitta, o que manda é o fogo. Por isso, são empreendedores, objetivos e irritados. Já os Kapha têm predomínio da terra. São equilibrados, calmos e preguiçosos.

Explica também como todas essas informações podem ser introduzidas na nossa vida diária de um modo simples e muito eficaz.


Márcia De Luca estuda Ayurveda há 28 anos, sendo uma das percussoras da medicina ayurvédica no Brasil. Fundadora do CIYMAM - Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda, ela é autora do livro A Idade do Poder: transformação, saúde e beleza para a mulher (Editora Tornado), foi consultora dos títulos Yoga, Meditação e Ayurveda, da coleção Caras Zen, e idealizou os DVDs Yoga para Gestantes e Yoga Integrado. Lúcia Barros é mestre em Comunicação, Cultura e Sociedade e em Jornalismo pela Universidade de Londres. Atualmente é editora-chefe da revista Claudia (Editora Abril).


Investimento: R$49
Onde comprar: no CIYMAM e na Livraria Cultura, do Conjunto Nacional.

Um comentário:

giulinha_cristine disse...

terminarei hoje de ler esse livro :D muito bom!