quinta-feira, 10 de julho de 2008

Chai Chai!

Masala Chai é um saboroso chá indiano com especiarias, ótimo para substituir café-com-leite ou acrescentar um toque oriental ao café da tarde. Na India o chai é super popular, é tão popular quanto o nosso cafézinho. Eles tomam a qualquer hora. Por ser feita com especiarias é altamente energética, revitalizante e digestiva. Uma ótima pedida para servir para os amigos e servir algo diferente!

Ingredientes
Chá-preto (granel de preferência)
Cravo
Canela
Gengibre
Cardamomo (em semente, preferencialmente)
Açúcar mascavo
Leite
Água

Modo de fazer (para 2 xícaras grandes)
Coloque em uma panela 2 xícaras de água, três saquinhos de chá preto ou o equivalente em granel, 5 cravos, 2 pedaços de canela em pau, 4 sementes abertas de cardamomo (abra a semente com uma faca), 1 colher de sopa de lascas de gengibre;
Deixe a mistura acima ferver por, no mínimo, 5 minutos;
Depois deste tempo, acrescente 2 xícaras de leite e açúcar à gosto;
Deixe o leite levantar fervura e desligue o fogo;
Coe a mistura e sirva!
Dica: Você pode comprar caixinhas de chai masala prontos no Santa Luzia ou no Bombay!
Aí é só misturar direto no leite .

2 comentários:

Sissi disse...

vou fazer amanhã! adoro cardamomo. bjs, sissi

Gustavo Cunha disse...

Namaste Mariana,

Eu sou um adepto do chai, embora a minha receita seja um pouquinho diferente da sua.

De qualquer maneira, quando estive na Índia bebi muito, quer na rua quer no ashram.

E foi no ashram que perguntei como faziam o chai deles, que era servido vezes sem conta ao longo do dia. Esperava ficar a saber de algum ingrediente secreto ou confirmar a minha versão.

Para meu espanto, responderam... saquetas!

Ainda trouxe algumas comigo mas acabaram num instante.

Hummm... acho que vou pôr água a ferver...

Om chai!
G