quinta-feira, 24 de julho de 2008

Bindi e Tilak

Um pouco do que eu aprendi na Índia...


As mulheres casadas usam o Bindi de cor vermelha, podendo ser um minúsculo ponto, ou uma marca do tamanho de uma moeda. O Bindi, é uma marca de beleza e feminilidade, com os mais variados motivos.


Essa marca na testa faz parte da indumentária indiana, e está presente como símbolo religioso nos Hindus. Este símbolo origina-se de Bindu, e que em sânscrito quer dizer "ponto". Usualmente, ele é feito na cor vermelha, colocado entre as duas sobrancelhas, etc. Bindi é considerado um símbolo auspicioso, transmitido pela deusa Parvati, significando a energia feminina, também servindo como proteção. O Bindi assinala a situação da mulher casada, mas também é algo decorativo, sendo usado por moças solteiras, sendo feitos dos mais variados materiais. Em todos os casos, a marca na testa tem a ver com o olho interior ou da "terceira visão", e assinala que o verdadeiro mundo não é o mundo material, mas o espiritual.

Os homens também podem ser vistos com um sinal na testa. São colocados em rituais e para a visitação de templos. Esses sinais são conhecidos como Tilaks. Podem ser colocados também nas mulheres, mas é menos comum. Lá em todo lugar que você vai, vc é marcado com esse pontinho vermelho. É muito interessante perceber a crença tão forte que eles tem nessas culturas milenares.

Um comentário:

Ana Luiza Sales disse...

A-DO-REI!Lindo seu blog!